Projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas visitará seis aldeias no 2º semestre

As ações serão levadas para as aldeias Txuiri (11/9), São João (12/9), Santa Isabel (13/9), Rio Vermelho (23/9), Cachoeirinha (24/9) e Manoel Alves (26/9).

Projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas visitará seis aldeias no 2º semestre

Em reunião realizada nesta sexta-feira (26/7), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), servidores do Justiça Eleitoral, juntamente com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Advocacia Geral da União, definiram o cronograma de ações do projeto para o segundo semestre. Ao todo, seis novos encontros serão realizados em aldeias das etnias Javaé, Karajá e Krahô.

Conforme acordado, no mês de setembro as ações serão levadas para as aldeias Txuiri (11/9), São João (12/9), Santa Isabel (13/9), Rio Vermelho (23/9), Cachoeirinha (24/9) e Manoel Alves (26/9).

Também ficou definida a realização de umaoficina intercultural nos dias 23 e 24 de outubro, na sede do TRE-TO. De acordo com o coordenador do Projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, juiz eleitoral Wellington Magalhães, o evento reunirá lideranças indígenas de todo estado para discutir as ações realizadas e debater os novos desafios. “A intensão é ter um feedback onde, através do diálogo com as comunidades indígenas, procuraremos entender onde que o projeto contribuiu e como ele pode melhorar para a inclusão das comunidades indígenas no processo eleitoral. No primeiro dia de evento nós teremos duas palestras promovidas por indígenas atuantes no cenário nacional e no segundo dia serão realizadas oficinas em três eixos temáticos: diálogo intercultural, segurança do processo eleitoral e representação política das comunidades indígenas”, destacou.

Presenças

Além do juiz eleitoral da 13ª Zona Eleitoral, Wellington Magalhães, participaram da reunião de trabalho a juíza membro do TRE-TO, Angela Issa Haonat; o Procurador Federal da Advocacia Geral da União (AGU-PGF/TO), Lusmar Soares Filho; os representantes da Funai, Antônia Moreira Cabral e Maria Clara N. Bernardes; os chefes de seção do TRE-TO, Clairton Thomazi (Gestão de Desempenho), Dourival Alves dos Reis Filho (Desenvolvimento Organizacional e Capacitação) e Dalton José Rodrigues Milhomem (Segurança e Transportes); a assistente da Escola Judiciaria Eleitoral ministro Humberto Gomes de Barros, Juliana Bringel; e o agente de segurança do TRE-TO, Sergio Francatti.

Confira o cronograma de visitas do projeto:

Data

Aldeia

Etnia

Município

11/9

Txuiri

Javaé

Formoso do Araguaia

12/9

São João

Javaé

Formoso do Araguaia

13/9

Santa Isabel

Karajá

Cristalândia

23/9

Rio Vermelho

Krahô

Goiatins

24/9

Cachoeirinha

Krahô

Goiatins

26/9

Manoel Alves

Krahô

Itacajá

 

 

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido