TRE-TO lança livro comemorativo aos 30 anos de Instalação da Justiça Eleitoral do Tocantins

TRE-TO lança livro comemorativo aos 30 anos de Instalação da Justiça Eleitoral do Tocantins

TRE-TO lança livro comemorativo aos 30 anos de Instalação da Justiça Eleitoral do Tocantins
(Fotos: Lucas Nascimento)

O Livro Comemorativo aos 30 anos de Instalação da Justiça Eleitoral do Tocantins foi lançado na manhã desta segunda-feira (17/6) para marcar a trajetória dos avanços e desafios das últimas 3 décadas, descritos através de relatos e fotografias dos primeiros servidores que tomaram posse no concurso público e magistrados que compuseram a Corte Eleitoral.

O Livro também traz detalhes da trajetória de instalação da Justiça Eleitoral do Tocantins, com  destaque para a construção da nova sede do Tribunal Regional Eleitoral e dos cartórios eleitorais, bem como os avanços tecnológicos e os desafios para se realizar as primeiras eleições.

“Realmente é uma produção substanciosa e sistematizada, que dá uma visão geral de todo processo de desenvolvimento da democracia no Estado. Algo dignificante e de muita qualidade, elaborado por servidores altamente capacitados. Parabéns a todos os envolvidos”, agradeceu o presidente do TRE-TO, desembargador Marco Villas Boas.

O presidente ainda destacou que, desde os primórdios, todos os gestores do Regional buscaram implantar um sistema de governança, no qual todos são respeitados pela função que exercem. “Nada existe sem que haja o conhecimento das informações, e dentro das esferas de poder hierárquico o sinal verde para que as coisas aconteçam. Há um espírito fundamental que determina o sucesso de todas as ações: a lealdade e a confiança. Esse é o segredo do sucesso da Justiça Eleitoral no Tocantins”.

Depoimentos

O diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos, fez um pronunciamento em nome dos servidores do Tribunal e destacou relatos históricos dos primeiros servidores que ingressaram por meio do concurso e os desafios enfrentados logo nos primeiros dias de trabalho. “Essa obra realmente era um sonho a ser posto na biblioteca do Tribunal para quem tem interesse em bem conhecer um pouco da história do TRE”, disse.

“A Justiça Eleitoral cresceu e evoluiu muito ao longo desses trinta anos. Ela tornou-se ágil, célere e acessível. E hoje, nós podemos ver essa história retratada nesta tão bela publicação”, destacou a Corregedora e vice-presidente do TRE,  desembargadora Etelvina Sampaio.

O advogado Juvenal Klayber também usou a tribuna para destacar o trabalho de cada um dos envolvidos no processo de instalação da Justiça Eleitoral no Tocantins. “É muito bonito vermos a evolução, não somente no nível da estrutura física, que facilita bastante o trabalho de todos os servidores, advogados, ministério público, juízes, magistrados em geral, mas também a evolução que o próprio tribunal dá aos servidores”, disse.   

Maria Zita Vilela, chefe da seção de biblioteca e arquivo e uma das organizadoras do livro, explicou que a obra retrata  os principais marcos históricos do Tribunal. “Foi muito gratificante ajudar a confeccionar este material.  Um momento onde aproveitamos para rever a história, consultar documentos para não nos perdermos na história.  Foi gratificante fazer esse trabalho e um desafio para todos nós”.

Após o lançamento, os servidores presentes foram homenageados com o Selo Comemorativo aos 30 anos da Justiça Eleitoral, instalada no dia 17 de fevereiro de 1989.   

 

Lília Mara – ASCOM – TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido