Eleições 2020: Presidente do TRE-TO se reúne com juízes eleitorais em videoconferência

Uma nova reunião ficou agendada para 10 de setembro e será realizada de forma virtual.

Presidente do TRE-TO se reúne com juízes eleitorais em videoconferência

O presidente do Tribunal Regional do Tocantins (TRE-TO), desembargador Eurípedes Lamounier, se reuniu nesta quinta-feira (13/08) com juízes eleitorais de todo o estado para tratar de questões relacionadas às Eleições Municipais 2020. Também participou da reunião o vice-presidente do TRE-TO e corregedor regional Eleitoral, desembargador Marco Villas Boas; o diretor-geral do Tribunal, Francisco Cardoso; o coordenador da Corregedoria, secretários e chefes de cartórios.

Ao abrir a reunião de trabalho, o presidente destacou a necessidade de alinhamento das informações para enfrentar os desafios de se realizar eleição em meio a uma pandemia e a importância da contribuição de todos para que o resultado final seja satisfatório. “Vocês, Juízas e Juízes Eleitorais, têm um papel de importância ímpar nas eleições. A liderança de vocês garantirá o sucesso em todas as próximas etapas do processo eleitoral. É um cenário novo, desafiador, e que só poderá ser vencido se todos nós, servidores e magistrados, estivermos na linha de frente de todo o processo eleitoral, unidos”, frisou Lamounier, ressaltando o que vem sendo feito pela Justiça Eleitoral para superar a distância física imposta no momento e dar sequência aos processos necessários para a realização do pleito.
Em sua fala, o corregedor regional Eleitoral, desembargador Marco Villas Boas, enumerou desafios que deverão ser enfrentados pela Justiça Eleitoral este ano. Ele ressaltou a importância da participação de mesários para a realização do pleito, a não utilização da biometria, o combate às fake news e a utilização do PJe. “Nas eleições municipais 2020, pela primeira vez será usado o Processo Judicial Eletrônico para trâmite dos processos judiciais do pleito, como registro de candidaturas, registro de candidaturas e representações. Assim, conclamamos a todos os envolvidos para observarem os prazos eleitorais com vistas a termos o cumprimento de uma razoável duração do processo”, disse.
Durante a reunião, o diretor-geral do TRE-TO repassou diversas informações a respeito do processo eleitoral. Otimização das urnas eletrônicas, transferência temporária de eleitores, convocação e treinamento de mesários, e as medidas de segurança para evitar aglomerações no dia das eleições estavam entre os assuntos em pauta. “Objetivo é alinharmos todas as informações com as zonas eleitorais, de forma a promover uma eleição tranquila e segura para todos”, afirmou, ao responder às dúvidas e apontamentos feitos pelos magistrados e servidores na reunião.
Uma nova reunião ficou agendada para 10 de setembro e será realizada de forma virtual.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido