+Mulher +Democracia: Roda de Conversa fomenta participação da mulher nos espaços de poder

Assista ao debate na íntegra, disponível no canal do TRE-TO no YouTube.

Roda de Conversa fomenta participação da mulher nos espaços de poder

Na noite desta quarta-feira (12/8), a Justiça Eleitoral do Tocantins promoveu uma roda de conversa on-line com o tema: “A Participação Política da Mulher nos Espaços de Poder”. O debate foi acompanhado por mais de 100 pessoas pelo canal do TRE-TO no Youtube e Instagram da Escola Judiciária Eleitoral.

Mediado pela juíza membro do TRE- TO, Angela Haonat, coordenadora do projeto +Mulher +Democracia, que tem por objetivo despertar a consciência e a importância da participação da mulher na política, o bate papo contou com a participação da professora adjunta do curso de direito da Universidade Federal do Tocantins, Graziela Reis, e da juíza federal e professora na Unigram (MS), Raquel Domingues.

Ao se pronunciar, a juíza federal e professora Raquel Domingues defendeu a promoção de ações afirmativas de participação feminina como forma de manutenção da democracia. “Nós temos que sair do ativismo e operar juridicamente para efetivar a igualdade entre homens e mulheres em todos os setores de poder; a ausência do gênero feminino nos espaços de poder compromete a democracia e é uma qualidade da democracia a participação feminina”, destacou.

Na mesma linha de pensamento, a juíza Angela Haonat reafirmou que não tem como dissociar a participação feminina da democracia e que a sub-representação feminina fere o processo democrático como um todo.

Ao afirmar que “política nada mais é que se repensar uma estrutura social que é desigual”, a professora Graziela Reis destacou como grande exemplo e conquista a lei de paridade de gênero instituída pelo Estado do México em maio de 2019.

Assista ao debate na íntegra, disponível no canal do TRE-TO no YouTube.

 

Gilsiandry Carvalho - ASCOM - TRE - TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido