29ª ZE de Palmas finaliza ações para garantir o voto nas Eleições Suplementares

29ª ZE de Palmas finaliza ações para garantir o voto nas Eleições Suplementares

29ª ZE de Palmas finaliza os preparativos para as Eleições Suplementares
Fotos: Lucas Nascimento

Para garantir o bom andamento das Eleições Suplementares no Tocantins, que acontece no próximo domingo, 3, os cartórios eleitorais de todo o estado seguem um cronograma da Justiça Eleitoral para definir as estratégias e unificação dos trabalhos.

 O maior colégio eleitoral tocantinense, com 183.157 eleitores aptos para o próximo pleito, a 29ª Zona Eleitoral de Palmas já deu sequência a diversas atividades. Dentre elas, o treinamento de todas as equipes de apoio, formada por 3.443 auxiliares voluntários, sendo 1.692 mesários e 1.751 pessoas que vão exercer diversas atividades nos apoios à Central de Atendimento, Equipes de Suporte, Diligências, Transporte, Materiais e Administrador de Prédio, além dos servidores da Justiça.

Urnas eletrônicas

A geração das mídias, carga e lacração das 564 urnas que serão disponibilizadas em 564 seções eleitorais, no dia da eleição, também são eventos que já foram realizados no Fórum Eleitoral de Palmas. A montagem dos kits dos mesários, administradores de prédios, polo de transmissão e equipes de suporte, também faz parte da logística para garantir o sucesso e agilidade do desempenho das atividades no próximo domingo nas seções da Capital, incluindo a Zona Rural e Buritirana.  

Montagem das seções eleitorais

As seções eleitorais começam a ser montadas neste sábado, 4 pela Equipe de Apoio e Suporte ao Cartório de Palmas.  As pastas e as urnas lacradas estão identificadas pelo número da equipe eleitoral, da seção e do local de votação.. Todos os 70 locais de votação contarão com o apoio da Polícia Militar ou da Guarda Metropolitana de Palmas, que serão responsáveis pela segurança das urnas eletrônicas e materiais.

Cronograma

Para cumprir o cronograma do primeiro turno das Eleições Suplementares, a equipe da 29ª Zona Eleitoral, continua trabalhando ininterruptamente para cumprir as etapas de credenciamento dos veículos que serão utilizados pela Justiça. O procedimento acontece nesta quarta-feira, 30, a partir das 8h, no Parque de Convenções Arnoud Rodrigues.

No Cartório Eleitoral, na quinta-feira, 31, pela manhã, haverá o treinamento dos escrutinadores e dos mesários que não puderam comparecer na data da convocação oficial.

Na sexta-feira, 1º, às 18h, passará por treinamento, o grupo que irá fiscalizar as condutas vedadas no pleito como, por exemplo, propaganda irregular e boca de urna.

No sábado, 2, véspera das eleições, serão montadas as urnas, o layout da sala de votação e o polo de transmissão do resultado das eleições para que o eleitor exerça o direito ao voto com segurança e tranquilidade. (Patrícia Sampaio)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido