Justiça Eleitoral credencia veículos para atender eleitores da 29ª ZE de Palmas

Justiça Eleitoral credencia veículos para atender eleitores da 29ª ZE de Palmas

Justiça Eleitoral credencia veículos para atender eleitores da 29ª ZE de Palmas
Foto: Tatielle Mello

Em contagem regressiva para as Eleições Suplementares, que acontecem neste domingo, 3 de junho, a 29ª Zona Eleitoral de Palmas realizou,   nesta quarta-feira, 30,  o credenciamento dos veículos requisitados aos órgãos estaduais, municipais e federais para colaborarem na realização do pleito. A 29ª Zona Eleitoral é o maior colégio eleitoral tocantinense e conta com 177.730 eleitores aptos para votar nestas Eleições Suplementares. O credenciamento ocorre no Parque de Convenções Arnoud Rodrigues- Parque do Povo, até às 18h. 

Na quinta-feira, 31, pela manhã, haverá, ainda, treinamento dos escrutinadores e dos mesários que não puderam comparecer na data da convocação oficial. Já na sexta-feira, dia 1º, às 18h, passará por treinamento, o grupo que irá fiscalizar as condutas vedadas no pleito como, por exemplo, propaganda irregular e boca de urna. No sábado, véspera das eleições, serão montadas as urnas, o layout da sala de votação e o polo de transmissão do resultado das eleições. O objetivo é que no domingo, 3, tudo esteja em perfeitas condições para que o cidadão possa exercer seu ato de cidadania com tranquilidade.

Segundo informações do Cartório, mais de três mil voluntários já compareceram aos treinamentos realizados no Parque do Povo. Foram preparados mesários, secretários, presidentes de seções e equipes de apoio, suporte, montagem e transmissão.  Um dos temas destacados foi o projeto “Eleições sem sujeira: candidato que suja a cidade não merece seu voto”. 

Atividades realizadas

Já foram realizados treinamento das equipes de apoio; a geração das mídias, carga e lacração das 564 urnas; montagem dos kits de pastas dos mesários, pastas dos administradores de prédios, pastas do polo de transmissão e pastas das equipes de suporte, que fazem parte da logística do evento.

As equipes de apoio são formadas por 3.443 auxiliares voluntários, (sendo 1.692 mesários e 1.751 pessoas) que vão exercer diversas atividades nas Equipes de Suporte, Central de Atendimento, Diligências, Transporte, Materiais e Administrador de Prédio.

Suporte

A equipe de apoio de suporte recebeu instruções sobre prevenção de conflitos, situações especiais na identificação do eleitor, impressão da zerésima, falta de energia elétrica, defeito em alguma urna e como proceder ao comparecimento de eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida.

Os voluntários da Justiça Eleitoral foram divididos em grupos e testados com mais de 50 perguntas elaboradas pela equipe eleitoral. O objetivo é reforçar todos os procedimentos que devem ser adotados no dia da eleição, assim como responder eventuais dúvidas e como resolver supostos problemas. Para o Chefe do Cartório, Adielson Gonçalves, as orientações e atribuições para os voluntários são fundamentais para o sucesso do pleito deste domingo, 3. 

Geração de mídias e preparo de Urnas 

Mais de 1.300 mídias foram geradas, entre elas: cartões de memória e mídias de resultado. Além disso, as pastas e as urnas lacradas já estão identificadas pelo número da equipe eleitoral, da seção e do local de votação. Elas ficam no Cartório até o sábado, 2, quando serão encaminhadas e montadas pela Equipe de Apoio de Suporte do Cartório Eleitoral. Todos os 70 locais de votação da Capital contarão com o apoio da Polícia Militar ou da Guarda Metropolitana de Palmas, que serão responsáveis pela segurança das urnas eletrônicas e materiais. 

Kits

Os kits de pastas dos mesários, dos administradores de prédios e das equipes de suporte que serão utilizados já estão prontos e armazenados no Cartório até sábado dia 02, quando serão encaminhados aos locais de votação da Capital, incluindo Zona Rural e Buritirana, juntamente com as urnas, pela Equipe de Suporte. Todos os kits são identificados pelo número da equipe eleitoral, local de votação e seção.  

 

 

 

Equipe de comunicação do Cartório eleitoral

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido