Dia Mundial da Água: servidores do TRE-TO levam ações de preservação ambiental para dentro de casa

Pelo terceiro ano consecutivo o consumo de água é reduzido nas dependências do Tribunal

tre-sp dia mundial da água

Nesta segunda-feira (22/03), Dia Mundial da Água, a Justiça Eleitoral do Tocantins tem motivos para comemorar. Pelo terceiro ano consecutivo o consumo de água é reduzido nas dependências do Tribunal e, mesmo com a pandemia, as ações de educação ambiental seguem sendo realizadas pelo Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal e são adotadas também na rotina doméstica dos servidores em trabalho remoto.

Um bom exemplo vem do servidor Antônio Fábio, chefe de cartório da 10ª zona eleitoral de Araguatins. Na casa dele, a regra é utilizar a água com racionalidade. “Oriento meus filhos a não deixar a torneira aberta ao escovar os dentes e fechar o chuveiro ao se ensaboar. Também lavamos a casa com menos frequência e procuramos varrer e passar pano, ao invés de utilizar água indiscriminada para lavar a garagem e a área. Na hora de lavar o carro, procuro sempre usar o mínimo de água possível”, conta, ressaltando que ainda que “se cada lar fizesse isso já seria de bastante valia”.

 

De acordo com a coordenadora do NUGES, Wagna Cristiane, em 2020 a Justiça Eleitoral economizou o equivalente a 806 m³ de água, que correspondem a R$ 10.444,87 a menos na conta de água do Tribunal, em relação a  2018.  Apesar da redução ter ligação direta com a pandemia, quando a maioria dos prédios da Justiça Eleitoral permaneceram fechados, para Wagna a preocupação com o meio ambiente já é uma realidade entre os servidores e reforça a mudança de hábitos também em casa. “Ver os servidores levando essa cultura da sustentabilidade, dos cuidados com a preservação dos recursos naturais para casa é muito importante. Todos nós temos que fazer nossa parte, seja em casa ou no trabalho”, pontua.

 

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU-Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1992, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia.

 

Lília Mara – ASCOM – TRE - TO

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido