Em congresso virtual, TRE-TO promove debate sobre democracia, diversidade e desinformação

Palestras e painéis com especialistas fazem parte da programação.

Em congresso virtual, TRE-TO promove debate sobre democracia, diversidade e desinformação
Foto: Maurílio Hoffmann - TRE-TO

Mais de 130 pessoas acompanharam virtualmente, na manhã desta sexta-feira (26/03), a abertura do I Congresso Virtual: Direito Eleitoral e Diversidade. Evento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e diretor da EJE-TSE, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, abriu a programação de palestras do dia abordando o tema “As perspectivas e desafios do Direito Eleitoral e da Diversidade”. Durante sua fala, o ministro destacou que não existe democracia sem diversidade. “A democracia, segundo pensamos, ela há de ser efetivamente multicolorida, não faz sentido uma democracia sem cor, sem cheiro, sem gosto; e a democracia é, portanto, esse consenso possível dentro de uma realidade extremamente complexa, desafiadora e diversificada”, pontuou.

Neste mês de março, a Corte Eleitoral do Tocantins aprovou a Diversidade como valor institucional do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) no Planejamento Estratégico 2021-2026. Ao abrir o congresso virtual, o presidente do Tribunal, desembargador Eurípedes Lamounier, frisou a preocupação da Justiça Eleitoral com a temática e destacou a importância do evento para promover o debate. “A união de todas essas brilhantes mentes ajudará a sociedade a refletir sobre esse tema extremamente importante para o momento em que vivemos”, afirmou.

Desinformação foi outra temática escolhida para debate durante o congresso e foi uma questão abordada ainda durante a abertura oficial dos trabalhos. Para o vice-presidente e corregedor do TRE-TO, Desembargador Marco Villas Boas, “somente com informação de boa qualidade e a busca de um processo eleitoral material onde, de fato, as informações venham com muita transparência e fidedignas ao conhecimento do cidadão/eleitor é possível trazer transformações necessárias para a evolução da democracia”.

Com palestras e painéis, a programação do Congresso foi elaborada para discutir direito eleitoral, diversidade, desinformação e democracia. Temas caros à Justiça Eleitoral, e que merecem atenção. “Por entender que o papel da Justiça Eleitoral está também em aproximar-se da sociedade, promovendo o diálogo e a conscientização da participação no processo democrático, é que pensamos esses macrotemas, considerando que, mais que opor igualdade e diferença é preciso combiná-las para construir a democracia”, observou a juíza membro do TRE-TO e coordenadora do Congresso, ngela Haonat.

Realizado pelo TRE-TO, por meio da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Humberto Gomes de Barros (EJE-TO), o congresso virtual contou com a parceria da Academia Brasileira de Direito Eleitoral (Abradep). Para o coordenador geral da Abradep, Marcelo Weick Pogliese, a iniciativa favorece a Justiça Eleitoral e amplia o debate. “A desinformação sistemática e esse compromisso que o encontro traz como uma dívida histórica em respeito a maior participação das diversas culturas são dois temas fundamentais; e o TRE do Tocantins sai na frente em 2021 trazendo essa temática de uma maneira muito significativa”, avaliou

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

 

Veja mais:


Especialistas contribuem para debate no Congresso Direito Eleitoral e Diversidade

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido