Justiça Eleitoral do Tocantins recebe lideranças indígenas em evento de avaliação do Programa Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas
O encontro será nos dias 5 e 6 de abril, com abertura no auditório do TRE-TO.

A Justiça Eleitoral do Tocantins reunirá em Palmas, nos dias 5 e 6 de abril, lideranças indígenas de todo o estado para uma reunião de avaliação das ações de educação política nas comunidades indígenas. Abertura será na terça-feira (5/4), às 10 horas, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).
Cerca de 45 indígenas vão representar suas comunidades no encontro, que contará com a presença do presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto; do vice-presidente e corregedor Eleitoral, desembargador Eurípedes Lamounier; do diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargador Marco Villas Boas; e do coordenador do programa, juiz eleitoral Wellington Magalhães. Também participarão do evento juízes eleitorais e chefes de cartório e representantes de instituições parceiras do programa.
Evento faz parte do programa Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, criado em 2017 pela Justiça Eleitoral do Tocantins, e visa aprofundar a discussão sobre aspectos pré-estabelecidos das ações de educação política e direitos de cidadania dos povos indígenas que foram realizadas entre 2018 e 2021.
Programação
No dia 5/4, a abertura oficial está marcada para 10 horas, no auditório do TRE-TO; e haverá palestras com pesquisadores e representantes indígenas:
Participação Política do Indígena e o Futuro da Humanidade
Palestrante: Benki Piyãko Ashaninka
A Mulher Indígena na Política
Palestrante: Narúbia Karajá
O Protagonismo e a Importância da Representatividade Política dos Povos Indígenas
Palestrante: Marcos Terena
As Línguas Indígenas e a Dinâmica do Diálogo Entre as Culturas
Palestrante: Susana Grillo
Instituições Indígenas e Instituições Nacionais: Perspectivas para uma Justiça Intercultural
Palestrante: Gustavo Hamilton Menezes
Já no dia 6/4 serão realizadas oficinas a respeito de temas como segurança nas eleições em comunidades indígenas, representatividade política e diálogo entre culturas na Esmat. O encerramento está previsto para a tarde do dia 6/4, com a realização de Plenária e apresentação dos resultados consolidados, no auditório do TRE-TO.
Confira a programação completa do evento aqui.
Gilsiandry Carvalho e Paula Bitencourt - ASCOM TRE-TO