Eleições 2022: JE-TO passa por Miranorte com ação de combate à desinformação

Iniciativa leva informação à população de todo o estado sobre a segurança do sistema eletrônico de votação.

Imagem colorida de evento realizado no auditório do MPE

Para deixar o cidadão bem informado sobre a segurança e transparência do processo eletrônico de votação, a Justiça Eleitoral do Tocantins realizou mais uma edição do projeto Democracia: Diálogo e Transparência. A ação de conscientização foi realizada, na tarde desta quarta-feira (31/08), em Miranorte - município sede da 28ª Zona Eleitoral do Tocantins. Miranorte foi a 20ª cidade a receber as atividades do projeto que está percorrendo as 33 Zonas Eleitorais do Tocantins.

O juiz eleitoral da 28ª ZE, Ricardo Gagliardi, abriu o bate-papo fazendo um apanhado histórico do processo eleitoral brasileiro e destacou a atuação da Justiça Eleitoral. "A Justiça Eleitoral é neutra, o nosso papel é fazer o processo eleitoral funcionar muito bem, com segurança e transparência na condução de todo o processo ", pontuou.

Em Miranorte, o evento aconteceu no auditório do Ministério Público e o promotor eleitoral Cristian Monteiro de Melo participou da ação. Para ele, as urnas eletrônicas são fundamentais para o processo eleitoral. “Desde que o processo de votação passou a ser realizado na urna eletrônica tudo vem ocorrendo de forma mais segura e transparente. Com a atuação conjunta com o Ministério Público Eleitoral, as forças de segurança e o sistema de justiça temos a certeza que tudo ocorrerá da melhor forma no próximo dia 2 de outubro”, ressaltou o promotor. 

Bate-papo

A conversa sobre o sistema eletrônico de votação foi conduzida pelo coordenador de Desenvolvimento de Sistemas Eleitorais do TRE-TO, Alysson Martins Bruno, que demonstrou de forma interativa os principais mecanismos de segurança do processo eleitoral, com destaque para as garantias de inviolabilidade das urnas eletrônicas, que não possuem conexão com rede de comunicação/internet e funcionam exclusivamente com sistemas da Justiça Eleitoral. “Na urna eletrônica é que acontece a demonstração da democracia, pois é onde o cidadão deposita o seu voto, e concretiza a sua vontade de escolha de seus representantes”, frisou. 

Para o  radialista e Youtuber Edson Souza, o evento foi uma oportunidade de interagir e esclarecer as dúvidas; “É uma satisfação participar de momentos como esse aqui em Miranorte. Hoje acompanhamos o passo a passo de todo o processo eleitoral, realizado com bastante transparência em todos os procedimentos; reforço que acredito e confio na atuação da Justiça Eleitoral, que conduz um processo de votação 100% seguro”, afirmou.

Presenças

A ação contou com a participação do representante da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - Tocantins em Miranorte, Samuel Nunes de França; integrantes da Polícia Militar da região, Major Arione Guilherme, os 2º tenentes Luzimar de Oliveira, João Carvalho e Gidean Nunes, além da 1º sargento Vilma Alves Feitosa; os vereadores Ana Luísa Mota, Adriano Santiago, Janiel Monteiro, Núbia Silva, Antônia Coelho e Juraci Freire; o diretor da Escola Estadual Rui Brasil, Sebastião Castro, acompanhado de professores da unidade escolar; a diretora do Educandário Evangélico de Miranorte, professora Iara Borges Magalhães; a influenciadora digital Gabriela Portilho; a diretora municipal Licilene Martins; representantes de partidos, servidores públicos municipais; além do chefe de cartório da 28ª ZE, Rogério Miranda, e servidores do cartório eleitoral.

Imagem colorida de evento realizado no auditório do MPE

OBJETIVO ESTRATÉGICO: 

2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3 - Fomentar a educação política da sociedade;

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido