Estudantes de Alvorada participam de ação da JE-TO sobre a segurança do processo eleitoral

Evento reuniu jovens eleitores em iniciativa do projeto Democracia: Diálogo e Transparência

evento

Estudantes e professores  do Colégio Estadual de Alvorada participaram, na tarde desta segunda-feira (29/08), de ação do projeto Democracia: Diálogo e Transparência. A Iniciativa da Justiça Eleitoral do Tocantins visa o enfrentamento à desinformação por meio de ações que fomentem o conhecimento a respeito da segurança do processo eletrônico de votação. Evento reuniu mais de 70 pessoas e contou ainda com a participação de magistrados, membros do Ministério Público, servidores do Poder Judiciário e advogados.

Ao iniciar o evento, o juiz eleitoral da 14ª ZE de Alvorada, Fabiano Gonçalves Marques, falou que as Eleições brasileiras são referência e que o enfrentamento à desinformação deve ser feito com informações corretas sobre o processo eletrônico de votação. “Essa é uma oportunidade ímpar, principalmente para vocês jovens eleitores, que pela primeira vez irão votar nas Eleições 2022. Por meio desse diálogo, a Justiça Eleitoral do Tocantins leva a vocês o aprendizado sobre a segurança do processo eleitoral como um todo. Saibam que o Brasil é referência na realização de eleições, e tenham a certeza que  a desinformação, deve ser combatida  com informações corretas sobre o funcionamento da urna eletrônica e dos sistemas utilizados para garantir uma eleição segura e transparente”, frisou o magistrado.

Participando do diálogo promovido em Alvorada, a juíza Ana Paula Brandão Brasil,  presidente da Comissão permanente de Enfrentamento a Desinformação e Ouvidora do TRE -TO,  falou dos mecanismos de checagem de informações e denúncias de fake news.

“Reforço que temos mecanismos de checagem através da página Fato ou Boato ou pelo whatsapp da Central de Atendimento Virtual (0800 6486 800), onde qualquer um pode mandar conteúdos para checagem; e estão disponíveis também canais de denúncias, que podem ser feitas por meio da Ouvidoria ou pelo 0800", explicou.

Durante o bate-papo com os participantes, o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas do TRE -TO, Alysson Bruno, apresentou os componentes internos e externos da urna eletrônica, explicando que mesmo com modelos diferentes, todas as urnas eletrônicas utilizadas nas eleições possuem o mesmo nível de segurança e utilizam os mesmos sistemas desenvolvidos exclusivamente para serem utilizados nos equipamentos.

“Desde a primeira eleição com a utilização das urnas eletrônicas percebe-se que os equipamentos são seguras e a cada ano a Justiça Eleitoral vem aprimorando os sistemas utilizados e tecnologias aplicadas no equipamento. Eu posso dizer que como ex-servidor da Justiça Eleitoral  e hoje na condição de representante  do Ministério Público, que o processo é seguro", afirmou o promotor eleitoral Eduardo Ferro.

Já o estudante Ciro Vieira de Negreiros ressaltou a importância da participação do jovem em ações que fomentem a educação política da sociedade. “Eventos como estes são muito importantes para abrir a cabeça de nós,  jovens, para que  a gente entenda sobre a importância da Justiça Eleitoral e da segurança que as urnas eletrônicas nos proporcionam. Hoje saímos daqui com conhecimento suficiente para defender a confiabilidade da votação e Eleições realizadas no Brasil", disse.

Programação

Continuando o cronograma de ações do projeto,  nesta terça-feira (30/08), às 9 horas, as atividades será realizadas na cidade de Peixe (20ª ZE); já na quarta-feira (31/08) será a vez de Miranorte (28ª ZE), às 14 horas.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:

2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3 - Fomentar a educação política da sociedade;

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido