Projeto Democracia: Diálogo e Transparência leva informações sobre segurança e transparência do processo eleitoral a comunidade de Gurupi

Iniciativa da JE-TO visa combater a desinformação relacionada ao processo eleitoral

Diálogo e Transparência leva informações sobre segurança e transparência do processo eleitoral a...

Para dialogar com a sociedade e repassar orientações sobre a segurança do processo eletrônico de votação, a Justiça Eleitoral do Tocantins realiza nesta semana mais quatro edições do projeto Democracia: Diálogo e Transparência. Na manhã desta segunda-feira (29/08), ação foi realizada em Gurupi, sede da 2ª Zona Eleitoral - região sul do estado. Evento contou com a participação de autoridades municipais, representantes de forças de segurança, partidos políticos, além de integrantes da comunidade escolar.

A programação foi aberta pela juíza eleitoral da 2ª ZE, Dra Mirian Dourado. "Essa aproximação da Justiça Eleitoral com a comunidade para repassar orientações sobre a segurança do processo de votação é fundamental para combater qualquer desinformação acerca dos processos e procedimentos realizados", frisou a magistrada.

Também participando do evento, a presidente da Comissão Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TRE-TO, juíza membro Ana Paula Brandão Brasil, destacou os eixos do projeto e conclamou aos participantes a ajudarem no combate à desinformação. "Todo o processo é auditável e qualquer cidadão pode acompanhar de perto todas as etapas. Essa participação irá mostrar, assim como fazemos aqui hoje, que o sistema é seguro, confiável e transparente", ressaltou a magistrada.

Durante o bate-papo com a população, o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Alysson Bruno, detalhou todas as etapas do processo eleitoral, tecnologias e sistemas utilizados; e esclareceu sobre as principais fake news relacionadas às urnas eletrônicas. "É falso que alguém possa alterar o sistema de votação oficial da Justiça Eleitoral; e também é fake que o resultado da eleição pode ser alterado. O que todos precisam saber, que é verdade, é que todo o processo eleitoral é auditável”, afirmou.

A estudante do CEM Bom Jesus, Eduarda Marinho vai votar pela primeira vez nas Eleições 2022 e falou da importância de receber orientações sobre o processo eleitoral.
"As Eleições, o voto, são fundamentais para a democracia e para o futuro do país; então para nós jovens é muito importante participar de ações como esta e receber orientações para conhecermos a fundo o funcionamento das urnas eletrônicas; e ao conhecer - como somos ativos nas mídias e redes sociais - nos tornamos multiplicadores da informação correta; Estar aqui hoje foi muito importante e esclarecedor para ajudarmos a Justiça Eleitoral no combate às fake news", afirmou a jovem de 17 anos..


O evento contou com a participação do promotor eleitoral, Reinaldo Koch Filho; do comandante do 4° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Wesley Dias Costa; do presidente da Agência de Trânsito do município, Colemar Câmara; de representantes de partidos políticos de Gurupi e Aliança; profissionais da imprensa local, professores e alunos do terceiro ano do Centro de Ensino Médio Bom Jesus; servidores municipais; além do chefe de cartório Miguel Barreto, colaboradores e estagiários da 2ª ZE de Gurupi.

Ao final do evento, os alunos participaram de votação simulada na urna eletrônica.

Programação
Seguindo o calendário de ações da semana do projeto Democracia: Diálogo e Transparência. Nesta segunda-feira (29/08), o evento acontece em Alvorada (14ª ZE), às 15h no Fórum da Comarca do município. Já na terça-feira (30/08), às 9 horas, o projeto chegará à cidade de Peixe (20ª ZE); e na quarta-feira (31/08) será a vez de Miranorte (28ª ZE), também às 9 horas.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:
2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3 - Fomentar a educação política da sociedade;

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido