Segurança do sistema eleitoral é reforçada em evento com OAB Tocantins

Ação da Justiça Eleitoral do Tocantins visa o enfrentamento à desinformação por meio de um diálogo próximo, franco e aberto com toda a sociedade

Democracia: Diálogo e Transparência com a OAB/TO

Em mais um evento do projeto Democracia: Diálogo e Transparência, advogadas e advogados compareceram na Central de Urnas da Justiça Eleitoral do Tocantins, na tarde desta sexta-feira (29/07), para conhecerem melhor o sistema eletrônico de votação. Ação visa o enfrentamento à desinformação por meio de um diálogo próximo, franco e aberto com toda a sociedade.

Ao abrir o encontro, o presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, destacou a importância da Ordem dos Advogados do Brasil para a democracia e agradeceu o interesse da advocacia em dialogar com a Justiça Eleitoral a respeito do processo eletrônico de votação. “A nossa intenção com esse convite, de chamar a advocacia aqui para um encontro na Central de Urnas, é para que haja o diálogo, com absoluta transparência; queremos que conheçam melhor a urna eletrônica e os detalhes de todo o processo eleitoral”, disse. 

Participaram do encontro na Central de Urnas mais de 20 advogados, incluindo a juíza membro do TRE-TO, Delicia Feitosa - representante da classe dos juristas na Corte Eleitoral, membros do Instituto de Direito Eleitoral do Tocantins, Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica e Conselho Federal da OAB. Para o presidente da Ordem no Tocantins, Gedeon Pitaluga, “esse diálogo reforça a transparência, os valores democráticos que são tão caros para a sociedade. Isso muito nos orgulha não só como advogado, não só como dirigente de ordem, mas também como cidadão tocantinense”.

As principais informações a respeito da segurança da urna eletrônica foram repassadas pelo coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística (COSEL) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, Fernando Mendonça Almeida. Durante o bate-papo, ele ressaltou que a segurança do processo eleitoral envolve pessoas, processos e tecnologia; e apresentou os detalhes que envolvem o funcionamento do sistema eletrônico de votação. Ainda durante o encontro os convidados tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Central de Urnas, onde ficam armazenados todos os equipamentos de votação utilizados no estado durante as eleições.

Paulo Gualberto (estagiário) – Ascom/TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido