TRE-TO debate com corregedorias eleitorais ações na reta final antes do fechamento do cadastro

Servidores discutem estratégias finais e destacam a Semana do Jovem Eleitor como ponto chave na mobilização eleitoral

TRE-TO debate com corregedorias eleitorais, ações na reta final antes do fechamento do cadastro

Alinhar e discutir o papel desempenhado pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo Brasil, na reta final antes do encerramento do prazo para o cadastro de eleitores, foi a pauta de uma reunião que aconteceu na última sexta-feira, 11, realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) participaram da ocasião  por videoconferência.

Até o dia anterior a essa data, em 8 de maio, os cidadãos do Tocantins têm a oportunidade de se alistar eleitoralmente, regularizar suas situações, pedir transferências de domicílio eleitoral e atualizar suas informações cadastrais. Este primeiro encontro foi para o alinhamento das demandas, e no próximo dia 9 de maio, às corregedorias regionais eleitorais de todo o país se reúnem novamente.

Durante a reunião, os servidores do TRE-TO compartilharam informações sobre o cenário atual do Tocantins, a fim de desenvolver estratégias imediatas até 8 de maio. Do TRE-TO participaram o coordenador Jurídico Administrativa da Corregedoria (COJCRE), José Machado dos Santos; o secretário de Tecnologia da Informação (STI), Valdenir Borges Júnior; a chefe de Orienta e Apoio às Zonas Eleitorais (Soaze), Ivana Aparecida Rosa Leão Rezende e o chefe da Seção de Fiscalização do Cadastro (SEFISC), Guilherme Aires Loureiro.

Semana do Jovem Eleitor

A Semana do Jovem Eleitor foi destaque na reunião. Isso porque apresentou resultados expressivos alcançados durante sua realização. O Tocantins é reconhecido como o estado com o maior número de jovens entre 16 e 17 anos que obtiveram seu primeiro título de eleitor. Essa faixa etária representa 0,14% do eleitorado total do estado, que é de 1.122.933 eleitores. O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) desenvolve programas e campanhas para estimular o interesse dos jovens na política local. Entre as estratégias do TRE-TO, é utilizar as redes sociais como uma ferramenta de conscientização do público com menos de 18 anos. Entre as temáticas abordadas, está a importância do seu papel como eleitor na política. 

Objetivos Estratégicos:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;

2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3- Fomentar a educação política da sociedade.

Vitor Giovane (estagiário Ascom/TRE-TO) 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido