CRE-TO participa de capacitação em Transformação Digital no Poder Judiciário
O curso abordou temas como tecnologias avançadas e inteligência artificial, com foco em melhorar os serviços prestados à sociedade.

Para acompanhar as tendências de transformações digitais, servidoras e servidores da Corregedoria Regional Eleitoral do Tocantins (CRE-TO) participaram do curso “Transformação Digital no Poder Judiciário”, promovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) nos dias 25 e 26. O objetivo da capacitação foi aprofundar o conhecimento sobre inovações tecnológicas e estratégias que ajudam a modernizar o Judiciário.
As aulas, que reuniram profissionais de várias instituições, foram conduzidas pelo desembargador Marco Villas Boas, que abordou o conceito de transformação digital no setor público e analisou o impacto da Inteligência Artificial (IA) Generativa, dos sistemas inteligentes e das buscas otimizadas na qualificação da prestação jurisdicional. Durante o curso, os participantes refletiram sobre como essas tecnologias podem ser aplicadas para melhorar os serviços prestados à sociedade.
De acordo com a coordenadora jurídico-administrativa da CRE-TO, Ana Carina Souto, o treinamento ampliou a visão sobre o tema. “A experiência foi marcante, pois abordou de forma abrangente o impacto da inteligência artificial no campo jurídico e administrativo. Além de ampliar nossa visão sobre inovação, o curso trouxe reflexões práticas e relevantes que reforçam o papel da tecnologia na modernização e na busca por maior eficiência nos processos do âmbito eleitoral”, destacou.
Objetivos Estratégicos:
4. Aprimorar mecanismos de gestão processual
7. Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
11. Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
Com informações da Esmat
#ParaTodosVerem: Uma foto colorida, tirada em uma sala de aula com um quadro branco ao fundo. As pessoas estão em pé, posando para a foto. Entre elas, estão servidores da CRE-TO, o desembargador Marco Villas Boas e o juiz membro da Corte Eleitoral, Marcelo Faccioni. Eles estão em um ambiente fechado, com iluminação artificial. Os participantes, a maioria com roupas sociais, olham para a câmera e sorriem. A foto mostra um momento de confraternização e aprendizado, relacionado ao contexto de uma capacitação sobre transformação digital.