Oficina sobre Linguagem Simples capacita servidores da Justiça Eleitoral do Tocantins
Workshop aconteceu na tarde desta quinta-feira, 28.

Em mais uma ação para implementar o uso da linguagem simples na Justiça Eleitoral do Tocantins, a oficina “Descomplicando com o Simplifica TRE-TO” foi realizada na tarde desta quinta-feira, 28, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). A oficina foi conduzida pela assessora administrativa da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-TO), Roberta Martins Soares Maciel Ismael, e contou com a participação de servidoras e servidores de diversos setores do Tribunal.
Na abertura do encontro, a coordenadora jurídica-administrativa da CRE, Ana Carina Mendes Souto, destacou o andamento da regulamentação da Política da Linguagem Simples no âmbito do TRE-TO, que deu a ideia para a realização da oficina. “Pensamos que algo que é pra ser compartilhado e necessita de pertencimento, não pode ser uma matéria simplesmente posta em uma Resolução para todos nós, tem que ser algo realmente construído sob várias mãos”, disse.
A oficina
Na oficina, dentro das diretrizes da Linguagem Simples, a servidora Roberta Martins ressaltou o uso de palavras comuns, a preferência por frases curtas e a não utilização de jargões técnicos.
A assessora da CRE também explicou que a Linguagem Simples não é simplória, infantilizada, informal e gramaticalmente incorreta. Pelo contrário, ela é clara, objetiva, eficaz, empática e inclusiva, centrada no leitor e no uso da informação.
Também foram abordados outros aspectos e características da Linguagem Simples e sua aplicação nos textos jurídicos da Justiça Eleitoral do Tocantins. Ao final da oficina, os servidores foram divididos em grupos que receberam documentos para lerem e verificarem o que poderia ser colocado em uma linguagem mais acessível e eficiente. Após a análise, as sugestões de todos foram apresentadas e debatidas.
A oficina utilizou a caixa de ferramentas da Rede Estadual de Linguagem Simples (Rede SimplesTOC), que fornecem meios adaptáveis para a simplificação de documentos. A Rede SimplesTOC é uma iniciativa do Poder Judiciário tocantinense que visa promover a linguagem clara e a facilitação visual na comunicação oficial e judicial, tornando os textos mais acessíveis para a sociedade.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
3- Fomentar a educação política da sociedade
8- Aperfeiçoar mecanismos de governança
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Texto: Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
Fotos: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma sala onde acontece uma apresentação. À direita, a servidora Roberta Martins, segurando o microfone, fala para o público. Ela está sorridente, usando óculos e roupas escuras. À esquerda, várias pessoas estão sentadas em torno de uma mesa, prestando atenção à apresentação. Em frente ao grupo, há uma tela grande exibindo o título “Descomplicando com o Simplifica TRE-TO - Da Minuta Original à Resolução Clara: uma jornada pela comunicação clara, acessível e eficaz no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins”. A tela também mostra os logotipos do TRE-TO e do programa Simplifica. Ao lado da tela, há um quadro branco e, sobre a mesa, notebooks, cadernos e celulares. O ambiente é simples, com paredes claras.





