Ciclo de inspeções nas zonas eleitorais de 2026 iniciará em fevereiro
Ação da CRE-TO busca garantir qualidade dos serviços oferecidos nos cartórios eleitorais

Com o compromisso de aprimorar a gestão e a qualidade dos serviços eleitorais, a Corregedoria Regional Eleitoral do Tocantins (CRE-TO) realizará inspeções em 13 Zonas Eleitorais do estado ao longo do primeiro semestre de 2026. As atividades ocorrerão entre 2 de fevereiro e 31 de maio, em modalidades presenciais e semipresenciais, conforme a necessidade de cada unidade.
Na modalidade presencial, a equipe da CRE-TO atua diretamente no cartório. Já a modalidade semipresencial combina etapas remotas com visitas pontuais. As inspeções presenciais serão realizadas nas 1ª e 34ª Zonas Eleitorais de Araguaína e na 2ª Zona Eleitoral de Gurupi. As Zonas 11ª (Itaguatins), 14ª (Alvorada), 15ª (Formoso do Araguaia), 20ª (Peixe), 22ª (Arraias), 25ª (Dianópolis), 26ª (Ponte Alta do Tocantins), 27ª (Wanderlândia), 32ª (Goiatins) e 33ª (Itacajá) passarão pelo processo de forma semipresencial.
O que são as inspeções?
As inspeções, conduzidas pelo vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e corregedor, desembargador João Rodrigues Filho, têm como objetivo verificar o cumprimento das normas da Justiça Eleitoral Tocantins, avaliar a gestão administrativa e processual dos cartórios e garantir a qualidade dos serviços oferecidos às eleitoras e aos eleitores.
Durante os trabalhos, são analisados processos judiciais e administrativos, a gestão do Cadastro Eleitoral, a infraestrutura das unidades, o atendimento ao público e a regularidade dos registros nos sistemas Processo Judicial Eletrônico (PJe), Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e Sistema ELO.
Cronograma
O cronograma detalhado das visitas será divulgado posteriormente pela CRE-TO. As datas poderão ser ajustadas conforme a rotina das unidades e as necessidades do serviço, garantindo que todas as etapas da inspeção sejam realizadas com eficiência e transparência.
Objetivos Estratégicos
1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
4 - Aprimorar mecanismos de gestão processual
7 - Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
8 - Aperfeiçoar mecanismos de governança
Texto: Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem apresenta um banner informativo sobre as Inspeções 2026 – 1º semestre da Corregedoria Eleitoral do TRE-TO. Sobre um fundo roxo, destaca-se o título em letras grandes e brancas, com o texto “1º semestre” em verde. À direita, uma ilustração mostra uma grande pasta de arquivos sendo analisada por uma lupa, simbolizando fiscalização e organização. Três personagens interagem com elementos de trabalho: uma pessoa sentada usando um notebook, outra em pé sobre uma escada examinando a pasta e uma terceira consultando um tablet. Na parte inferior esquerda, aparecem a identificação “Corregedoria Eleitoral TRE-TO” e o logotipo do TRE-TO.

