Desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe toma posse como membro substituta do TRE-TO na próxima quinta-feira, 18
Cerimônia será realizada às 9h, no gabinete da Presidência

A Corte Eleitoral tocantinense contará com uma nova integrante a partir da próxima quinta-feira, 18. A desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe tomará posse como membro substituta do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), na Classe dos Desembargadores, em solenidade marcada para às 9h, no gabinete da Presidência.
Eleita pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a magistrada assumirá a vaga deixada pelo desembargador Adolfo Amaro Mendes, que passou a presidir o TRE-TO em julho deste ano. A solenidade será conduzida pelo presidente e marca a continuidade da composição da Corte Eleitoral.
Perfil da magistrada
Reconhecida por sua atuação e trajetória no Judiciário tocantinense, a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe acumula mais de 30 anos de serviço à Justiça, tendo presidido o TJTO no biênio 2023/2025. Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, com pós-graduação em Direito Ambiental e mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, atuou em diversas Comarcas e Varas ao longo de sua carreira. Exerceu funções de destaque na magistratura, incluindo a presidência da 2ª Câmara Criminal, e integrou a administração superior do Judiciário como vice-corregedora e corregedora-geral da Justiça.
Composição da Corte Eleitoral
A Corte do TRE-TO é formada por sete membros titulares, entre desembargadores, juízes de Direito, representante da Justiça Federal, juristas e o procurador regional eleitoral. Também integram o Tribunal os membros substitutos que atuam conforme necessidade da Corte, garantindo o pleno funcionamento das sessões jurisdicionais e administrativas.
Objetivos Estratégicos
8 - Aperfeiçoar mecanismos de governança
9 - Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Texto: Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
Com informações do TJTO
#ParaTodosVerem: A foto mostra a desembargadora — uma mulher adulta, de cabelos castanhos avermelhados na altura dos ombros e usando óculos — sorrindo para a câmera. Ela veste a beca preta utilizada em solenidades do Judiciário. Ao fundo, aparece uma parede de tijolos aparentes e parte da estrutura da sala de sessão, com cadeiras, microfone e telas de computador. A iluminação é clara e destaca a magistrada no centro da imagem.

