Corte Eleitoral tocantinense empossa novos desembargadores e define mesa diretora para o biênio 2025/2027 do TRE-TO
Desembargador Adolfo Amaro Mendes é o novo presidente, já a vice-presidência é assumida pelo desembargador João Rodrigues Filho.

Com o compromisso de zelar pela integridade e transparência do processo eleitoral, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deu posse a dois novos membros titulares e definiu a mesa diretora do biênio 2025/2027, na manhã desta quinta-feira, 3. Foram empossados o desembargador Adolfo Amaro Mendes, que assume a presidência do TRE-TO, e o desembargador João Rodrigues Filho, que passa a ocupar a vice-presidência.
O desembargador João Rodrigues também assume o cargo de corregedor regional eleitoral e vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE). Reconduzida à Corte Eleitoral para o segundo biênio, a juíza Silvana Maria Parfieniuk foi eleita ouvidora regional eleitoral e Ouvidora das Mulheres+.
A solenidade
Realizada no auditório da sede do TRE-TO, em Palmas, inicialmente a cerimônia foi conduzida pelo desembargador João Rigo Guimarães, que presidiu o Tribunal pelo biênio 2023/2025. O magistrado então deu posse aos dois desembargadores como membros titulares da Corte Eleitoral.
Com a utilização de uma urna eletrônica, os membros da Corte realizaram a votação para o cargo de presidente do TRE-TO e, por unanimidade e aclamação, o desembargador Adolfo Amaro Mendes foi eleito para a presidência da Justiça Eleitoral tocantinense no biênio 2025/2027.
Após empossar o novo presidente, o desembargador João Rigo se despediu da Corte Eleitoral e a solenidade passou a ser conduzida pelo desembargador Adolfo Amaro, que deu posse ao vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador João Rodrigues. Na sequência, foi realizada a votação para ouvidor regional eleitoral. A juíza Silvana Parfieniuk foi eleita, também por unanimidade, para o cargo.
Pronunciamentos
Ao se despedir da Corte e da presidência, o desembargador João Rigo Guimarães enfatizou o momento de agradecimento. “Estive dois anos à frente do TRE, foi um trabalho leve, fácil e de resultados. Pude contar com os meus membros da Corte, com a colaboração de todos, dos servidores, dos colaboradores, dos estagiários, de sorte que foi uma administração muito fácil de ser realizada e com bons resultados”, disse o magistrado.
Em seu discurso de posse, o presidente eleito, desembargador Adolfo Amaro Mendes, destacou os pilares que nortearão a liderança de sua gestão. “Recebo com humildade essa missão grandiosa, mas com o firme propósito de liderar com responsabilidade, ética e compromisso com o interesse público, essa Corte Eleitoral. Sobre o alicerce que assentarei, os eixos prioritários da minha gestão serão a integridade, a conformidade e a produtividade”, afirmou.
O vice-presidente, desembargador João Rodrigues Filho, ressaltou o tamanho do dever recebido. “A responsabilidade é imensa, de assumir a Corregedoria e a vice-presidência, mas não faltará dedicação para desempenhar as funções que me estão sendo confiadas, como sempre fiz em toda a minha carreira”, disse o corregedor.
“É com muita honra e pela generosidade dos colegas, que estou sendo reconduzida à Ouvidoria Regional Eleitoral”, falou a juíza Silvana Maria Parfieniuk. “Assumo aqui o compromisso de continuar desempenhando esse papel com a maior seriedade possível. A Ouvidoria é a voz do cidadão e nós pretendemos amplificá-la cada vez mais, queremos que ela seja uma referência não só no nosso estado, mas também no Brasil”, destacou.
Mesa de honra
Compuseram a mesa de honra da sessão solene o desembargador João Rigo Guimarães e os membros da Corte Eleitoral, o presidente do TRE-TO, desembargador Adolfo Amaro Mendes; o vice-presidente, desembargador João Rodrigues Filho; a ouvidora regional eleitoral, juíza Silvana Maria Parfieniuk; o juiz federal Wagmar Roberto Silva; o juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni; o juiz Antônio Paim Broglio; o juiz Rodrigo de Meneses dos Santos; e o procurador regional eleitoral Rodrigo Mark Freitas.
Também estiveram na mesa a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal; representando o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, a procuradora do estado, Irana Coelho; representando o procurador-geral de Justiça do Estado, Abel Andrade Leal Junior, o subprocurador Luciano Casaroti; e a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Tocantins, Larissa Carlos Rosenda.
Composição da Corte Eleitoral
Composta por sete membros, a Corte Eleitoral do TRE-TO possui dois desembargadores, dois juízes de Direito, um juiz federal, dois representantes da classe dos juristas e um procurador regional eleitoral.
Os membros substitutos incluem a desembargadora Ângela Issa Haonat, o juiz Igor Itapary Pinheiro, a juíza Hélvia Túlia Sandes Pedreira, o juiz Alexsander Ogawa da Silva Ribeiro, o juiz Renan Albernaz de Souza, o juiz Nelson Coelho Filho e o procurador Álvaro Lotufo Manzano.
Assista a 2ª Sessão Extraordinária Solene de Posse:
Objetivos Estratégicos:
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
8- Aperfeiçoar mecanismos de governança
Texto: Lanne Hadassa e Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)
Fotos: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra os desembargadores Adolfo Amaro Mendes e João Rodrigues Filho, sorridentes, em pé, lado a lado, após a sessão solene de posse. Ambos estão vestidos com vestes talares (togas pretas). Ao fundo, há uma mesa diretora com cadeiras vazias e vários copos, xícaras e microfones, no auditório do Tribunal. A decoração com arranjos florais brancos e verdes reforça o caráter solene do evento.