Gestão 2023-2025: Humanização e eficiência deixam legado no TRE-TO

Com ações voltadas às pessoas e investimentos em tecnologia e acessibilidade, o Tribunal reforçou seu compromisso com um serviço público de qualidade.

A imagem mostra uma roda de conversa realizada pelo TRE-TO durante a Semana de Combate ao Assédi...

Foi com um olhar sensível e comprometido com as pessoas que a gestão do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) conduziu o biênio 2023-2025. Cada ação foi pensada para melhorar o ambiente de trabalho, valorizar quem faz a Justiça Eleitoral acontecer e aproximá-la ainda mais da sociedade.

Nesse sentido, o cuidado com as servidoras e os servidores foi ampliado, especialmente no pós-pandemia, com a atuação do Núcleo de Apoio Psicossocial (Napsi) por meio de palestras, oficinas e atendimentos individuais, focando na saúde mental. O Programa Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) desenvolveu diversas iniciativas de promoção da saúde, como Semanas da Saúde, Campanhas de Vacinação e o Programa de Ginástica Laboral. A gestão também investiu intensamente em capacitação, realizando cursos presenciais e EAD que impactaram 79,62% dos servidores.

Não ao assédio e à discriminação

Também foi fortalecido o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação, com campanhas de conscientização, palestras e capacitação para promover um ambiente de trabalho saudável e respeitoso. Em maio de 2024, o TRE-TO lançou o Programa de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, oferecendo canais de apoio às vítimas e realizando campanhas de conscientização, demonstrando um compromisso abrangente com o bem-estar de sua equipe e da sociedade.

Valorizar quem faz acontecer

Na gestão de pessoas, a prioridade foi otimizar a seleção, o treinamento e a valorização de mesários e equipes de apoio para as Eleições Municipais de 2024. Foram gerenciados mais de 16 mil mesários e cerca de 7.800 auxiliares eleitorais, e uma pesquisa de satisfação revelou um alto índice de aprovação (89,53%) em relação ao treinamento e aos materiais oferecidos.

Com esse mesmo intuito, um marco significativo para a gestão de pessoas foi a realização de concurso público após sete anos, atraindo candidatas e candidatos de todo o país para os cargos de Técnico e Analista Judiciário. Além disso, o Programa de Estágio também foi fortalecido, oferecendo 67 vagas e reajustando os valores das bolsas para estudantes de nível superior e técnico, garantindo novas forças de trabalho para a Justiça Eleitoral.

Investimentos em infraestrutura para melhor servir

As melhorias na infraestrutura foram impulsionadas por uma gestão orçamentária e financeira eficiente. Foram realizadas reformas em cartórios em seis zonas eleitorais, beneficiando mais de 130 mil eleitores. A infraestrutura tecnológica também foi aprimorada com a atualização de softwares, aquisição de novos equipamentos e a contratação de solução de internet via satélite para locais de difícil acesso. A frota de veículos foi renovada com a aquisição de 24 novos veículos e a contratação de serviços de telemetria para monitoramento.

Acessibilidade 

A acessibilidade foi priorizada com a aquisição de materiais de sinalização visual e tátil, incluindo piso tátil e textos em braile, para auxiliar deficientes visuais nos prédios da Justiça Eleitoral. Além disso, o TRE-TO contratou serviços de apoio administrativo para reduzir o envolvimento dos servidores das zonas eleitorais em tarefas acessórias, aumentando a produtividade.

Essas iniciativas conjuntas reforçam o compromisso do TRE-TO com a humanização do trabalho e a modernização de suas operações, garantindo uma Justiça Eleitoral cada vez mais eficiente, acessível e voltada para as pessoas.

Objetivos Estratégicos:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão

3- Fomentar a educação política da sociedade

7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral

8- Aperfeiçoar mecanismos de governança

9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas

10- Aprimorar a gestão dos recursos orçamentários e financeiros

11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas

Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)

#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma roda de conversa realizada pelo TRE-TO durante a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação. Quatro mulheres participam do debate em um auditório institucional, discutindo assédio e discriminação no ambiente de trabalho. O evento foi transmitido para as zonas eleitorais pelo YouTube.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido