Promovido pelo CNJ, encontro que debate sobre os direitos da pessoa idosa conta com a presença do TRE-TO
O evento ocorreu na última sexta-feira, 27, em Brasília.

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) marcou presença no I Encontro do Comitê Nacional sobre a Pessoa Idosa e Suas Interseccionalidades. O evento, sob o tema “Dignidade Não Envelhece: as melhores práticas contra o idadismo”, foi promovido na última sexta-feira, 27, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.
Do regional tocantinense participou a secretária de Gestão de Pessoas (SGP), Kathiene Pimentel da Silva. Segundo ela, o encontro proporcionou uma troca rica de experiências e um debate aprofundado sobre o envelhecimento da população brasileira.
"Foi o primeiro evento que abordou a Resolução nº 520/2023 do CNJ que trata da política de atenção à pessoa idosa e suas interseccionalidades. Houve troca de experiência, com debate profundo sobre o envelhecimento da população brasileira e quais as medidas que o Poder Judiciário pode adotar para garantir a prestação jurisdicional a esse público de pessoas idosas, considerando as peculiaridades que são intrínsecas a essa fase da vida", destacou.
Encontro
Nesta primeira edição, o encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo, promover as boas práticas e criar diretrizes que assegurem a inclusão, o acesso à justiça e a dignidade e autonomia da pessoa idosa no sistema judicial brasileiro. Além da troca de experiências e boas práticas voltadas às pessoas idosas no sistema de Justiça.
O evento também realizou a implementação, pelos Tribunais, da Resolução nº 520/2023 do CNJ, que estabelece a Política Judiciária sobre Pessoas Idosas e suas interseccionalidades e visa garantir que os direitos das pessoas idosas sejam respeitados e protegidos pelo Poder Judiciário, com foco na dignidade e bem-estar desse grupo.
Objetivos Estratégicos:
3- Fomentar a educação política da sociedade
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO), com informações do CNJ.
#ParaTodosVerem: Na imagem, uma mulher está sorridente ao lado de uma tela que exibe a identidade visual do "1.º Encontro do Comitê Nacional sobre a Pessoa Idosa e suas Interseccionalidades". O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cuja sigla aparece na parede ao fundo. A arte na tela mostra um casal de pessoas idosas sorrindo.