Curso reforça práticas de comunicação clara na Justiça Eleitoral do Tocantins
Servidores participam de formação sobre linguagem simples, design de serviços e melhorias na experiência da eleitora e do eleitor.

O compromisso com uma comunicação mais clara e acessível é destaque no curso “Governança da Informação Eleitoral: Acessibilidade, Clareza e Design Sistêmico”, que acontece nesta terça-feira, 25, e quarta-feira, 26. Ao longo da formação, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral do Tocantins analisam como as informações circulam, como os serviços chegam ao público e onde é possível simplificar processos para que a experiência da eleitora e do eleitor seja mais direta e acolhedora.
A troca de ideias tem sido guiada pela servidora do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) Yna Barbosa Honda e Sousa, que conduz 16 horas de atividades sobre Linguagem Simples, Design de Serviços, Storytelling e Jornada do Eleitor. Os temas ajudam a enxergar, com mais clareza, como pequenos ajustes no dia a dia podem tornar a comunicação institucional mais eficiente.
Atividades práticas focadas no dia a dia
Entre debates e exercícios, os grupos trabalham com materiais reais. Ao comentar a proposta da formação, Yna resumiu o espírito do curso. “A intenção é trazer uma visão mais sistêmica dos nossos serviços e compartilhar ferramentas que ajudem a melhorar a experiência da eleitora, do eleitor e também do público interno”, disse. Para ela, a capacitação também fortalece a atuação das equipes. “O objetivo é capacitar os colegas para alcançarem mais eficiência e efetividade na entrega dos serviços”, destacou a ministrante.
Capacitação em linguagem simples
A iniciativa integra o “Simplifica JE – Programa de Linguagem Simples”, que estimula práticas mais claras, acessíveis e alinhadas às necessidades de quem utiliza os serviços da Justiça Eleitoral. A participação de diferentes unidades reforça o compromisso coletivo com melhorias na comunicação e no atendimento.
Objetivos Estratégicos
1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
8 - Aperfeiçoar mecanismos de governança
9 - Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Texto: Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: Sala de aula equipada com vários computadores, onde servidoras e servidores estão sentados, acompanhando uma apresentação projetada na parede. À frente da sala, duas instrutoras conduzem o curso. As pessoas observam, fazem anotações e interagem durante a formação. O ambiente é iluminado e organizado, com todos voltados para a atividade.



