Justiça Eleitoral do Tocantins leva atendimentos itinerantes a escola em Palmas e incentiva jovens ao primeiro título
Ação na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso aproximou estudantes da cidadania, com realização de alistamentos eleitorais.

Com o objetivo de aproximar os jovens da democracia, a Justiça Eleitoral do Tocantins realizou atendimentos itinerantes com a participação ativa dos alunos da Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. A 29ª Zona Eleitoral de Palmas esteve à frente da ação que aconteceu nestas quinta e sexta-feiras, 2 e 3, levando para dentro das escolas diversos serviços eleitorais como transferência de domicílio, atualização de cadastro e alistamento eleitoral.
Além dos atendimentos, os cidadãos receberam informações sobre a importância do voto consciente e como a Justiça Eleitoral do Tocantins atua para garantir segurança, transparência e acessibilidade nas eleições. Durante a ação ocorreram mais de cem atendimentos, sendo uma grande parte voltada ao alistamento do primeiro título de eleitor.
A iniciativa reforça o compromisso da Justiça Eleitoral do Tocantins em estar cada vez mais próxima da sociedade, levando cidadania para além dos cartórios eleitorais e fortalecendo a democracia tocantinense. Os próximos atendimentos itinerantes da 29° ZE de Palmas, ocorrerão no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Karajá I, nos dias 29 e 30 de outubro e também no Cras Taquari, nos dias 27 e 28 de novembro, confira o cronograma dos atendimentos.


A importância do primeiro título
Na ocasião, muitos alunos aproveitaram para fazer o primeiro título de eleitor e já se preparar para as Eleições 2026. Entre os alunos que tiraram o primeiro título, Carlos Eduardo, do 1º ano do ensino médio, conta como foi a experiência. “Me sinto com um senso de responsabilidade, votar é algo muito importante, porque vai definir o futuro de nosso país inteiro. Então eu acho muito importante a gente tirar nosso título de eleitor bem cedo, para criar essa responsabilidade”, ressaltou Carlos.
Objetivos Estratégicos
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
3 - Fomentar a educação política da sociedade.
Pablo Gabriel (estagiário Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem é uma foto em ambiente interno que mostra o atendimento itinerante da Justiça Eleitoral. Quatro pessoas (três jovens e um adulto) estão em volta de mesas com computadores e equipamentos de estúdio, como dois "ring lights" acesos e um painel difusor, sugerindo um ponto de alistamento eleitoral. O foco está na logística e na equipe que leva os serviços eleitorais (como emissão e regularização de títulos) para as comunidades.