Curso sobre história oral e produção de documentário busca registrar e valorizar a memória institucional do TRE-TO
Oficina foi realizada entre os dias 24 e 26, no auditório da sede em Palmas.

Buscando capacitar servidores para a gestão da memória e a produção de um documentário histórico sobre a Justiça Eleitoral do Tocantins, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) promoveu o curso presencial “História Oral e Documentário: Conceitos e Técnicas”.
Realizado entre os dias 24, quarta-feira, e 26, sexta, o curso totalizou uma carga horária de 16 horas e foi realizado no auditório do TRE-TO.
A história oral
O instrutor da capacitação foi o chefe do Centro de Memória Eleitoral do TRE-SP, José Washington da Silva Assis, que ressaltou a importância de se registrar a história também sob a ótica dos servidores, sobretudo dos mais antigos.
“Os tribunais, as instituições do Judiciário, têm uma memória escrita bastante registrada, bastante documentada. No entanto, nem tudo que faz parte da história da instituição, na realidade, está escrito. Muitas vivências, muitas lembranças estão nos próprios trabalhadores, nas memórias desses trabalhadores, dos magistrados, das autoridades, e tudo isso é a história da instituição, é a história de um tribunal, e você começar a trazer, de um passado, lá atrás, essas vivências, experiências, trajetórias profissionais, é muito importante para a instituição e para os próprios trabalhadores”, disse o servidor.
Ele também ressaltou que a imagem do Tribunal perante o seu público externo e interno, sobre essas histórias, também causa um sentimento de pertencimento nos servidores.
Conteúdo
Durante os três dias de curso, foram abordados desde os conceitos básicos da história oral até a produção de documentários, incluindo planejamento de entrevistas, uso de equipamentos de imagem, som e iluminação, além de noções sobre roteiro e organização da produção. O curso utilizou métodos como estudo de caso, aula expositiva, debate, trabalho em grupo e exibição de trechos de documentários para análise.
Objetivos Estratégicos:
2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública
9 - Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Ascom/TRE-TO
#ParaTodosVerem: A imagem mostra um auditório onde está sendo ministrada uma palestra. Em primeiro plano, aparecem pessoas sentadas, algumas usando camisetas com a inscrição “Justiça Eleitoral TRE-TO”. No palco, à frente, um homem está em pé, falando ao microfone próximo a um púlpito e a um notebook. Ao fundo, um telão exibe o título da apresentação: “História Oral e Documentário - Conceitos e Técnicas”, com a logomarca do TRE-TO. Também é possível ver três bandeiras posicionadas no canto esquerdo do auditório, além de uma mesa diretiva com várias cadeiras.