Justiça Eleitoral do Tocantins amplia atendimento aos cidadãos e fomenta educação sociopolítica dos jovens
Programas permanentes do TRE-TO reforçam seu compromisso com a garantia da cidadania.

A Justiça Eleitoral do Tocantins continua levando serviços para mais perto das pessoas por meio dos atendimentos itinerantes. Além disso, fomenta a educação sociopolítica dos jovens por meio do programa “Agentes da Democracia - Formação de Eleitores e Políticos do Futuro”.
Nesta sexta-feira, 26, o cartório da 32ª Zona Eleitoral de Goiatins encerrou seu período de itinerantes, para o ano de 2025, no município de Campos Lindos. Desde agosto, o cartório passou pelo Povoado Alto Lindo, pela Aldeia Cachoeira, Aldeia Pedra Branca, Aldeia Rio Vermelho e pelo município de Barra do Ouro.
Já o cartório da 4ª ZE de Colinas, nestas quinta e sexta-feiras, esteve no município de Bernardo Sayão, onde realizaram mais uma ação do projeto “JE em Movimento: Cidadania e Atendimento na 4ª Zona Eleitoral”, que incluiu atendimentos itinerantes e o programa Agentes da Democracia. Mais de 130 estudantes do Colégio Estadual Bernardo Sayão.
A equipe do cartório tem percorrido escolas dos municípios da região, aproximando os serviços eleitorais das cidadãs e dos cidadãos e facilitando a emissão do primeiro título.
Compromisso
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Adolfo Amaro Mendes, reforçou o compromisso da Justiça Eleitoral do Tocantins com todos os cidadãos tocantinenses. “Ao levarmos nossos serviços às comunidades mais distantes e às escolas, aproximamos a Justiça Eleitoral da população e fortalecemos a participação cidadã. Esse contato direto com o eleitor e com a juventude reforça a confiança no processo democrático e torna nossa atuação mais humana e presente na vida das pessoas”, afirmou o magistrado.
Atendimentos e educação sociopolítica
Por meio dos itinerantes, a Justiça Eleitoral do Tocantins amplia o atendimento às cidadãs e aos cidadãos tocantinenses, levando serviços para quem mora mais distante dos cartórios eleitorais, como os municípios que não são sede de zonas eleitorais, além de povoados e comunidades indígenas.
Dialogar com os jovens também é importante, por isso um dos programas permanentes do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) leva palestras às escolas do estado, o “Agentes da Democracia - Formação de Eleitores e Políticos do Futuro”. Nas palestras, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral tocantinense explicam o processo eleitoral e a importância do voto e da participação dos jovens, despertando neles a consciência cívica.
Além das palestras, os estudantes também participam de atividades interativas como jogo de tabuleiro e eleições simuladas com a presença de uma urna eletrônica.
Com todas essas iniciativas, a Justiça Eleitoral do Tocantins reafirma seu compromisso em aproximar a cidadania da população, garantindo o acesso aos serviços eleitorais e promovendo a formação política das novas gerações.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
3- Fomentar a educação política da sociedade
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma grande audiência de jovens em um evento, em um ambiente escolar.