Justiça Eleitoral do Tocantins apoia campanha de descarte correto de eletrônicos
Ação em Palmas recebe resíduos eletrônicos e reforça compromisso do TRE-TO com sustentabilidade e preservação ambiental

O descarte inadequado de lixo eletrônico pode trazer sérios riscos à saúde e ao meio ambiente, já que muitos desses materiais contêm substâncias tóxicas. Para estimular a consciência ambiental, a Justiça Eleitoral do Tocantins se une à campanha “Caravana: Eletrônico Não é Lixo”, promovida em Palmas pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA).
Para participar, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores podem entregar os resíduos eletrônicos na entrada da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e nas dependências do cartório da 29ª Zona Eleitoral. As mesas de coleta ficarão disponíveis até sexta-feira, 5, quando todo material arrecadado será levado para o ponto de coleta oficial da campanha, que acontecerá das 10h às 20h na feira municipal da 304 Sul, em Palmas.
O que levar?
- Computadores, notebooks, tablets
- Monitores, teclados, mouses, cabos
- Impressoras, scanners, multifuncionais
- Telefones fixos, celulares, carregadores
- Roteadores, modems, HDs externos
- Micro-ondas
- Liquidificadores, batedeiras, mixers
- Aspiradores de pó
- Cafeteiras elétricas
- Ferro de passar
- Secadores de cabelo, chapinhas, barbeadores
- TVs, DVDs, videocassetes
- Aparelhos de som, caixas de som
- Projetores
- Câmeras fotográficas e filmadoras
- Cabos, fios e fontes de energia
- Relógios digitais, calculadoras
O que não levar?
- Lâmpadas (fluorescentes, LED, halógenas)
- Toners e cartuchos de impressoras
- Eletrodomésticos de grande porte (geladeiras, fogões, máquinas de lavar, freezers)
- Resíduos comuns (plásticos, papel, metal, vidro não eletrônicos)
- Lixo orgânico
- Materiais hospitalares ou perfurocortantes
- Entulho de construção
- Pilhas e baterias
Compromisso com a sustentabilidade
No TRE-TO, o trabalho de responsabilidade socioambiental é coordenado pelo Núcleo de Gestão Socioambiental e Estatística (Nugest), que planeja, monitora e propõe ações voltadas ao meio ambiente, à sustentabilidade e à estatística. Além disso, o Tribunal mantém parceria com o Instituto Natura Vida (INA), que recebe os resíduos coletados e garante que eles sejam destinados a processos de descarte ambientalmente corretos.
Com essas ações, a Justiça Eleitoral do Tocantins reforça seu compromisso com a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente e a saúde da população, alinhando as iniciativas aos objetivos estratégicos da instituição.
Objetivo estratégicos
6- Aprimorar políticas e práticas de sustentabilidade
Texto: Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
Arte/Ilustração: Sikiú Freitez (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem é um card institucional do TRE-TO sobre a campanha “Caravana: Eletrônico não é lixo”. Na parte superior, aparece o título da campanha em destaque na cor verde. Logo abaixo, há o texto informando que o descarte correto de resíduos eletrônicos reduz os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde. No centro, em destaque, estão as informações sobre os pontos de coleta, que acontecem de 1º a 5 de setembro, na Sede do TRE-TO e no Cartório da 29ª Zona Eleitoral de Palmas. À esquerda, há a foto de uma caixa contendo materiais eletrônicos para descarte. Na parte inferior direita, está o logotipo do TRE-TO e um símbolo de reciclagem em verde claro. O design usa cores predominantemente verdes e brancas, transmitindo a ideia de sustentabilidade e cuidado ambiental.