Justiça Eleitoral do Tocantins realiza reunião sobre processamento das biometrias coletadas nos itinerantes e programas permanentes

22 de setembro de 2025, Palmas-TO

A imagem mostra uma videoconferência em andamento, com a tela dividida em várias janelas individ...

A Justiça Eleitoral do Tocantins promoveu, na tarde desta segunda-feira (22/09), reunião de trabalho para tratar do processamento das biometrias coletadas durante os atendimentos itinerantes e no âmbito dos programas permanentes de inclusão sociopolítica. Participaram da reunião servidores da Presidência, Direção-Geral, Secretarias, Corregedoria, Escola Judiciária Eleitoral, Ouvidoria, Chefes de Cartório e integrantes da Coordenadoria de Eleições.

O diretor-geral, José Machado dos Santos, abriu os trabalhos ressaltando a importância do encontro como espaço de esclarecimento técnico e de compartilhamento de boas práticas. A pauta principal foi a segurança e a confiabilidade no envio das biometrias coletadas em notebooks utilizados nos atendimentos itinerantes, tendo em vista registros de apreensão quanto a possíveis perdas de dados em coletas anteriores.

Orientações técnicas

O secretário Valdenir Borges Júnior e o coordenador Jader Batista explicaram detalhadamente o funcionamento do fluxo de transmissão dos dados biométricos. Eles destacaram que, ao final de cada atendimento itinerante, os notebooks devem ser conectados à intranet da Justiça Eleitoral no cartório, via cabo de rede ou VPN, para garantir que os arquivos sejam enviados ao Tribunal Superior Eleitoral. Também foram apresentados relatórios disponíveis no sistema ELO, que permitem às zonas eleitorais monitorar pendências de transmissão e adotar medidas preventivas.

“A perda de arquivos biométricos é uma ocorrência rara. O que precisamos é manter o hábito de ligar os equipamentos no cartório logo após os itinerantes, conectando-os corretamente à rede para assegurar que os dados cheguem ao TSE”, orientou Borges Júnior.

Integração com programas permanentes

A reunião também foi espaço para atualização sobre os programas permanentes desenvolvidos pela Escola Judiciária Eleitoral. O diretor executivo substituto da EJE, Clairton Thomazi, acompanhado da coordenadora Juliana Avelar e da assessora Kathiene Pimentel, apresentou o andamento das ações de formação cidadã e de mobilização de mesários voluntários.

Foram exibidos relatórios de acompanhamento das zonas eleitorais, reforçando a necessidade de envio tempestivo das informações para compor o painel público de monitoramento. “A Escola está lado a lado com os cartórios, apoiando tanto com materiais pedagógicos quanto com suporte direto nas ações realizadas em escolas, comunidades quilombolas e indígenas”, destacou Kathiene Pimentel.

Apoio às zonas eleitorais

Outro ponto tratado foi a definição de modelo para contratação dos Auxiliares de Apoio às Eleições (AAEs) em 2026. As zonas poderão optar por um período concentrado de 75 dias ou por contratos de 10 meses, permitindo maior tempo de capacitação e apoio às atividades cartorárias, especialmente nos itinerantes, no fechamento do cadastro e na preparação de mesários.

Compromisso institucional

Encerrando a reunião, o diretor-geral reforçou a orientação do presidente do TRE-TO, Desembargador Adolfo Amaro Mendes:

“Nosso objetivo é fazer eleição. Nós existimos para realizar a eleição e temos que fazer a melhor eleição do mundo. Preparar nossa base de eleitores, organizar as atividades e garantir que, no dia “D”, cada cidadão e cidadã tenha a urna eletrônica à sua disposição para exercer o voto de forma livre”, afirmou.

O encontro foi gravado e ficará disponível para acesso das zonas eleitorais que não puderam acompanhar ao vivo.

Objetivos Estratégicos:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão

7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral

11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas

#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma videoconferência em andamento, com a tela dividida em várias janelas individuais, cada uma exibindo participantes conectados remotamente. A maioria das pessoas aparece em escritórios ou ambientes internos, algumas usando fones de ouvido e outras em frente a prateleiras de livros ou quadros de parede. Na parte superior, estão seis participantes, entre eles homens e mulheres, alguns com postura atenta e outros em posição de reflexão. No meio, há mais seis janelas com participantes, incluindo pessoas de terno e gravata, sugerindo um encontro formal ou institucional. Na parte inferior, aparecem mais três participantes com imagem ligada, uma janela apenas com a indicação de “Mais 20 pessoas” e outra com um homem em frente a uma estante de livros.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido