Novos locais de votação são criados nos municípios de Aguiarnópolis e Tocantinópolis
9ª Zona Eleitoral garante maior acessibilidade a eleitoras e eleitores.

Os municípios de Aguiarnópolis e Tocantinópolis terão novos locais de votação em outubro. Buscando aprimorar a eficiência do processo eleitoral, diminuir o tempo de espera em filas e garantir maior acessibilidade a eleitoras e eleitores, a 9ª Zona Eleitoral fez a reorganização de algumas seções, criando novos locais de votação.
Em Aguiarnópolis, as seções 0138, 0144, 0149, 0152, 0166 e 0191 foram transferidas para a Escola Municipal Degraus do Saber. Até a última eleição, o município contava com apenas um local de votação, tendo quase quatro mil eleitores, o que causava dificuldades na logística e transtornos aos votantes durante a eleição.
Já em Tocantinópolis, as seções 0120, 0123, 0158, 0176 e 0186 foram transferidas para a Escola Municipal Walfredo Campos Maia. No município havia apenas um local em um bairro grande, com quase três mil eleitores. A escola em questão passou por reformas que diminuíram a quantidade de salas utilizadas para as seções eleitorais, por isso a necessidade de criar outro local de votação no município.
As eleitoras e eleitores que votam nessas seções deverão se dirigir às respectivas escolas a partir das Eleições Gerais de 2026, que acontecem em outubro.
Inclusão e acessibilidade
A criação dos novos locais de votação também garante inclusão e acessibilidade de eleitores com dificuldade de locomoção, principalmente idosos e pessoas com deficiência. Além disso, reduz o tempo de espera em filas, previne aglomerações e estimula a participação eleitoral, considerando a facilitação do acesso ao local de votação.
Confira novamente, na tabela abaixo, quais seções foram transferidas:
Aguiarnópolis |
Tocantinópolis |
Escola Municipal Degraus do Saber |
Escola Municipal Walfredo Campos Maia |
Seções 0138, 0144, 0149, 0152, 0166 e 0191 |
Seções 0120, 0123, 0158, 0176 e 0186 |
Objetivo Estratégico:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra duas fotos lado a lado de duas escolas. À esquerda, vê-se a fachada da Escola Municipal Degraus do Saber, com uma placa verde grande com o nome da instituição em letras brancas. A construção é térrea, com janelas protegidas por grades brancas. Em frente, há um piso de bloquetes em tons de bege e marrom, e duas pessoas estão paradas próximas às janelas, aparentemente conversando ou observando o interior. O céu está azul com nuvens brancas. À direita, aparece o pátio da Escola Municipal Walfredo Campos Maia, com um espaço aberto e arborizado. Há árvores com folhas verdes e algumas com flores rosadas, um caminho de concreto e, no centro, uma estrutura baixa e circular pintada de verde, que parece ser um pequeno palco ou base. Ao fundo, vê-se o prédio principal com telhado de cerâmica e áreas cobertas, além de uma motocicleta estacionada.

