Página interna do portal
Seção de conteúdo
Cartórios eleitorais iniciam carga e lacração das urnas eletrônicas nesta quinta-feira, 24
Cerimônias são públicas e todos podem participar.
As mídias com os sistemas eleitorais e os dados do eleitorado e das candidaturas serão inseridas nas urnas eletrônicas nesta quinta-feira, 24, a partir das 9h, em todos os 33 cartórios eleitorais do Tocantins. As cerimônias são abertas à imprensa e a toda a sociedade e, na capital, a solenidade acontece no cartório da 29ª Zona Eleitoral de Palmas, seguindo o cronograma das Cerimônias Públicas de Carga e Lacração.
Nesta quarta-feira, 23, foram geradas as mídias, que são dispositivos de armazenamento semelhantes a cartões de memória. Esses dispositivos recebem os sistemas eleitorais, as informações das candidatas e dos candidatos, como nome, número e fotografia, e os dados das eleitoras e eleitores de cada seção eleitoral.
Carga e lacração
Durante a cerimônia, as mídias de carga, votação e resultado serão inseridas nas urnas eletrônicas. A primeira mídia inserida é a de carga. Ela contém todo o software, ou seja, os programas, da urna e demais aplicativos da eleição, assim como as informações dos partidos políticos, federações e coligações, os dados do eleitorado das respectivas seções e o nome e número das candidatas e candidatos.
Após dar carga na urna, é inserida a mídia de votação, que grava todas as operações realizadas, principalmente a votação, e leva as fotos das candidaturas. Por fim, é colocada a mídia de resultado, que é utilizada na apuração do resultado da urna.
Depois que a urna está pronta com todo o sistema e informações necessárias, todas as portas de acesso físico dela são vedadas com lacres especiais. Caso alguém tente retirá-los, os selos evidenciam imediatamente a violação.
Entre eles, estão os lacres para a tampa do compartimento das mídias de votação e resultado e para o gabinete dos terminais do eleitor e do mesário, além de lacres para a tampa do compartimento do conector USB.
Os lacres são assinados pelo juiz eleitoral e pelo representante do Ministério Público.
Trabalho intenso
Os trabalhos seguem até sábado, 26, das 9h às 19h, em todo o Tocantins. Ao todo, serão preparadas as urnas que atenderão 4.384 seções eleitorais tocantinenses, além dos equipamentos de contingência.
Objetivos Estratégicos:
2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública
3 - Fomentar a educação política da sociedade
7 - Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
11 - Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Texto: Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra diversas urnas eletrônicas modelo UE2022 organizadas em duas fileiras sobre mesas de madeira, em um corredor interno do cartório da 29ª ZE. As urnas estão desligadas, com as telas escuras, e posicionadas lado a lado, formando uma sequência que se estende até o fundo do ambiente. Ao lado de cada equipamento, os cabos de energia e conexão estão enrolados e apoiados sobre as mesas. Na lateral das urnas é possível observar as impressoras e compartimentos do equipamento, além de etiquetas de identificação e luzes indicadoras em alguns aparelhos. O corredor possui piso claro, paredes brancas e portas de salas ao fundo, sugerindo um espaço de preparação dos equipamentos eleitorais antes de sua distribuição para as eleições.