Sustentabilidade: Justiça Eleitoral do Tocantins economiza R$ 650 mil com Plano de Logística Sustentável

PLS do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins atua em 11 eixos temáticos e 18 indicadores de sustentabilidade.

Apresentação de Relatório do PLS

R$ 650 mil em economia. Este é o balanço dos esforços realizados nos últimos quatro anos na Justiça Eleitoral em prol da sustentabilidade.  Racionalização de gastos, conscientização do consumo e adequação dos processos de compra são os principais fatores para o resultado apresentado na tarde desta quinta-feira (28/11), pelo Núcleo de Gestão Socioambiental (Nuges). Implantado em janeiro de 2016, através da Portaria 638/2015, o Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins atua em 11 eixos temáticos e 18 indicadores de sustentabilidade.

Durante a reunião, a coordenadora do Nuges, Wagna Cristiane, fez uma contextualização do trabalho desenvolvido, apresentando a evolução dos dados estatísticos e desafios para os próximos anos. “Nos últimos quatro anos tivemos uma economia total estimada de R$ 650 mil através da racionalização, conscientização e adequação nos processos de compras. Em 2019, por exemplo, tivemos uma economia estimada de mais de R$ 377 mil, isso graças ao empenho dos nossos colaboradores e da gestão em adotar ações estratégicas para reduzir gastos e promover a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente”, explicou.

Em 2019, o Nuges desenvolveu diversos projetos e ações, como a criação do Almoxarifado Eficiente; implantação de usinas fotovoltaicas; implantação das ilhas de impressão; a realização do chá para os servidores, com ervas produzidas na horta sustentável; o Pacto pela Sustentabilidade; e projeto Eleições sem Sujeira

“O resultado do nosso PLS está muito bom. Atingimos quase todas as nossas metas, agora é fazer uma avaliação daqueles que a gente não alcançou, que são poucos, para implementar novas medidas e esclarecer alguns pontos em relação às medições e critérios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também é uma oportunidade para agregar ainda mais a equipe e conscientizá-la sobre a colaboração de cada um na execução desse importante projeto”, explicou o diretor-geral, Francisco Cardoso.

Presenças

Participaram da reunião a secretária de Gestão de Pessoas, Cristiane Boechat; a secretária Judiciária e Gestão da Informação, Regina Bezerra; o secretário de Administração e Orçamento, Caíque Drummond; o coordenador de Material e Patrimônio, Márcio Santiago; e os assessores Renato Alves, da Presidência; Silvia Helena, de Planejamento; José Paiva, de Pesquisa, Estratégia e Qualidade; Paula Bittencourt, da Comunicação; Thiago Balduíno, assessor Jurídico da Diretoria Geral; e Juliana Lucena, de Gestão de Pessoas.

 

 

Lília Mara – ASCOM – TRE-TO

 

 

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