Democracia Digital: evento on-line acontece nesta terça-feira, 30

TRE-TO fomenta debate sobre desinformação em parceira com Agência Lupa, MCCE e IT&E

.

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) fomenta, nesta terça-feira (30/06), um importante debate on-line sobre desinformação. A iniciativa faz parte do Programa Democracia Digital, idealizado pela Agência Lupa, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E); e integra as ações do Plano de Combate à Desinformação do TRE-TO.

Pela manhã, de 9h30 às 11h30, será realizado um talk show com o tema “Como esse combate à crescente onda de desinformação em relação ao novo coronavírus pode ajudar para uma atuação mais estratégica e eficiente nas Eleições 2020?”. O bate-papo, mediado pelo jornalista Petria Chaves, terá a participação do diretor-geral do TRE-TO, Francisco Cardoso; do procurador regional Eleitoral, Álvaro Manzano; do secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, Valdenir Júnior; do diretor tesoureiro da OAB/TO, Adwardys Vinhal; do diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Luciano Caparroz Pereira Santos; do diretor de Estratégias e Negócios da Agência Lupa, Gilberto Scofiel Jr.; e do codiretor do Instituto Tecnologia e Equidade, Ariel Kogan.

À tarde, das 14 às 16 horas, profissionais de imprensa e servidores da Justiça Eleitoral participam de uma oficina de checagem realizada pela Agência Lupa com apoio do Instituto Betty & Jacob Lafer e parceria do WhatsApp.

As inscrições para o evento já estão encerradas, mas todo o conteúdo do talk show ficará disponível no canal do TRE-TO no Youtube.

Sobre a iniciativa

O programa Democracia Digital tem como objetivo conscientizar, educar e ajudar no combate aos processos de desinformação em massa nas próximas eleições municipais. A ação nacional visa construir uma rede articulada e mobilizada para combater a desinformação no âmbito eleitoral e conta com a participação de públicos estratégicos e o apoio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos em todos os estados brasileiros.

(ASCOM/TRE-TO)