Eleições 2020: orientações ao eleitor

Fique por dentro das principais informações sobre o pleito


Fique por dentro das principais informações sobre o pleito

Faltando pouco para as Eleições Municipais 2020, os cerca de 1 milhão de eleitores do Tocantins devem ficar atentos às orientações da Justiça Eleitoral para o dia da votação. O objetivo é garantir a segurança sanitária do pleito, assim como a tranquilidade do processo eleitoral.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que devido à pandemia da Covid – 19, a votação este ano será no dia 15 de novembro, das 7 às 17 horas - com atendimento preferencial para os idosos no período de 7 às 10 horas.

Antes de sair de casa, confira no site do TRE-TO  o seu local de votação e a seção eleitoral onde irá votar. Esta informação é importante ser checada pois pode ter sofrido modificação.

Nos locais de votação o uso  da máscara é obrigatório, conforme estabelece o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020. Não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade que exija retirada de máscara neste ambiente.

A Justiça Eleitoral ainda recomenda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação e respeite a marca de distanciamento nas filas e nas seções eleitorais (sinalizada com adesivos nos chãos). Na hora da votação, o protocolo estabelece ainda que o eleitor higienize as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. Permaneça nos locais de votação apenas o tempo necessário.

Caso o eleitor tenha sido diagnosticado com Covid-19 nos últimos 14 dias que antecedem a votação ou esteja com sintomas da doença, a orientação é que ele permaneça em casa e justifique posteriormente a ausência. A justificativa pode ser feita até 60 dias após as eleições por meio do site do TSE  ou pelo aplicativo e-Título.

Para quem estiver fora do domicílio eleitoral e não conseguir votar, a justificativa também poderá ser feita pelo app, sem a necessidade de se deslocar a um local de votação. O aplicativo fará a comprovação da localização do eleitor por meio georreferenciamento.

Confira aqui mais detalhes.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins (ORE) pelo número 0800 6486 800 (ligação gratuita) ou pelo WhatsApp (63) 3229-9600. Clique aqui para conferir mais detalhes sobre os serviços da ORE.

 

Serviço

Data da Eleição: Domingo – 15 de novembro

Horário: 7h às 17h

O que levar: máscara, caneta, documento oficial com foto ou e-título com foto

Como justificar o voto: Justifica   ou pelo e-Título

 

 Lília Mara - ASCOM - TRE - TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido