Conciliação: 1ª Zona Eleitoral realiza acordo em processo de propaganda eleitoral

Sessão conciliatória foi conduzida pela juíza eleitoral Umbelina Lopes

Em audiência de conciliação realizada pela 1ª Zona Eleitoral de Araguaína, na última quarta-feira (21/10), duas coligações que concorrem às eleições municipais 2020 entraram em acordo em processo relacionado a propaganda eleitoral.

A sessão conciliatória foi conduzida pela juíza eleitoral Umbelina Lopes e teve como foco Representação por propaganda eleitoral veiculada na TV. De acordo com o termo, ambas as partes, em comum consenso, construíram entendimento no sentido de finalizar a presente demanda, tendo o Ministério Público Eleitoral manifestado favorável ao acordo.

“A conciliação é um instrumento eficiente de solução de conflitos que possibilita uma prestação jurisdicional, nas hipóteses cabíveis, tão legítima como a sentença adjudicatória, com a aplicação de técnicas próprias que auxiliam as partes no deslinde consensual do conflito”, afirmou a magistrada.

Ainda conforme destaca a juíza eleitoral, a conciliação é uma prática estabelecida no Código de Processo Civil que busca fomentar a autocomposição em qualquer fase do processo, visando a garantia efetiva do acesso à justiça e cooperação entre as partes; e também tem aplicação na seara eleitoral (art. 15 c/c art. 139, V do CPC). “Especialmente considerando que na democracia há liberdade tanto para discordâncias, como para convergências de ideias e projetos”, concluiu.

 

Paula Bittencourt – ASCOM – TRE – TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido