Agentes da Democracia: projeto é realizado em três escolas de Colinas

Os encontros ocorreram nesta terça-feira (23/11) com a participação de mais de 170 alunos.

agentes da democracia colinas

Prosseguindo com as ações do projeto Agentes da Democracia: Formação de Eleitores e Políticos do Futuro, a Justiça Eleitoral do Tocantins realizou, nesta terça-feira (23/11), encontros em três diferentes escolas de Colinas. O projeto tem o objetivo de despertar a consciência cívica do jovem eleitor e prepará-lo para participar do processo político-eleitoral.

A ação ocorreu na Escola Albert Einstein, com a participação de 37 alunos; no Colégio Militar João XXIII, com a participação de 47 estudantes; e na Escola Estadual Francisco Pereira Felício, que contou com a presença de 92 pessoas. Os estudantes participaram de palestras sobre a relevância da participação da sociedade no processo eleitoral, segurança das urnas e a importância do voto consciente. Além disso, para deixar o encontro mais dinâmico, teve ainda jogo de tabuleiro e uma votação simulada em urnas eletrônicas.

Para a diretora escolar Franciete Rodrigues de Castro Massari, a parceria do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e a Secretaria de Educação do Estado para realização do projeto nas escolas é fundamental para a formação integral dos alunos. “Importante para a formação em seus amplos aspectos cognitivo, humano, social, político e ético; por meio do Projeto da Escola Judiciária os nossos jovens que irão exercer pela primeira vez o seu direito ao voto poderão fazê-lo de forma consciente, entendendo a importância da sua participação social e do protagonismo juvenil”, disse. 

O juiz eleitoral José Roberto, da 4ª Zona Eleitoral de Colinas, participou da ação e destacou a atuação da Escola Judiciária Eleitoral para a realização do projeto na cidade. “A Escola Eleitoral tem contribuído não só com o trabalho de excelência para a formação dos quadros de servidores, como também na missão do Poder Judiciário Eleitoral em melhor instruir e orientar o eleitor. Esse projeto do Eleitor do Futuro é primordial para um nível de democracia ativa e a participação da escola vem a reforçar e dar o apoio, não só logístico, mas o apoio técnico, humano, necessário para o desenvolvimento dessa ação junto à Zona Eleitoral”, falou.

 

Lanne Hadassa - Estagiária ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido