Capacitação sobre acessibilidade e inclusão sensibiliza servidores da JE-TO

Curso envolve servidores da Comissão Permanente (CPAI) e Núcleo de Acessibilidade (NUAI) e tem como foco as práticas sobre gestão inclusiva.

Print da tela da capacitação realizada por videoconferência

Buscando ampliar o conhecimento e compreensão dos aspectos que limitam a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência e aprimorar o Programa de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), servidores que integram a Comissão Permanente (CPAI) e Núcleo de Acessibilidade (NUAI) participam da capacitação “Acessibilidade Simplificada no setor público”. O curso EAd teve início nesta segunda-feira (11/04) e está dividido em quatro módulos.  

Mediado pelo advogado e professor João Estevão Filho, o curso tem foco na acessibilidade no Setor Público e as implicações da Resolução 401/CNJ e do Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral. O conteúdo programático inclui os principais conceitos que envolvem a acessibilidade, legislação pertinente e melhores práticas no serviço público. Na capacitação também serão apresentadas práticas sobre gestão inclusiva e será discutida a importância de dados estatísticos para elaboração de projetos e iniciativas voltadas para a eliminação de barreiras físicas e atitudinais.

A coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, Renata de Sena, informou que a acessibilidade é uma questão muito séria para o TRE-TO, prova disso é que o último planejamento estratégico institucional incluiu a acessibilidade com um dos valores do órgão. “Nossa expectativa com o curso é aprofundar o conhecimento relativo ao tema para que possamos implantar um Programa de Acessibilidade e Inclusão de forma efetiva para a adoção de medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e de atitudes, a fim de promover o acesso, amplo e irrestrito, com segurança e autonomia das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida no processo eleitoral”, disse.

Os próximos encontros acontecem nos dias 12, 18 e 19 de abril.

OBJETIVO ESTRATÉGICO:

1 - Aprimorar  mecanismos  de  atendimento  ao cidadão

 Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido