Eleição suplementar de Lajeado: 5ª Zona Eleitoral de Miracema realiza cerimônias de geração das mídias e preparação das urnas

As cerimônias públicas estão previstas no Edital nº 29/2019

Cerimônia de Carga e Lacração de urnas
Cerimônias atestam confiabilidade e transparência do processo eleitoral

Mais uma importante etapa do processo eleitoral em Lajeado foi realizada nesta quinta-feira (28/11): a solenidade de geração das mídias e a preparação das urnas que serão utilizadas na Eleição Suplementar do dia 1º de dezembro.

As cerimônias públicas estão previstas no Edital nº 29/2019 e são voltadas aos partidos políticos, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil. Os eventos aconteceram na sede do cartório eleitoral da 5ª Zona Eleitoral de Miracema, com a presença do juiz eleitoral Marcello Rodrigues de Ataídes, a chefe de cartório Auryany Dias e os demais servidores do cartório eleitoral.

Geração de mídias

A solenidade é pública e consiste na cópia de dados dos candidatos e eleitores, para posteriormente serem carregados nas urnas eletrônicas. As mídias compreendem os cartões de memória de carga e mídias para gravar o resultado de votação.

Preparação das urnas

É um procedimento técnico no qual os dados dos candidatos, eleitores e seções são inseridos nas urnas por meio de mídias especialmente geradas para tal fim. Em seguida, foram devidamente conferidas e lacradas. Na ocasião também foram preparadas urnas de contingência que, após receberem carga, foram lacradas sem nenhum dispositivo de armazenamento.

Calendário eleitoral

Nesta sexta-feira (29/11), às 15 horas, será realizada a conferência visual das urnas. Na ocasião, constatada eventual necessidade, será providenciado o ajuste de horário ou calendário interno da urna, por meio da utilização de programa específico desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ao final dos trabalhos, será lavrada ata circunstanciada, a ser assinada pelos presentes, contendo os seguintes dados: I) data, horário e local de início e término das atividades; II) nome e qualificação dos presentes; e, III) quantidade e identificação das urnas que, eventualmente, tiveram o calendário ou o horário alterado. Caso seja detectado algum erro na urna eletrônica (como por exemplo, urna bloqueada, tela preta, etc), os interessados já estão cientificados que referidos erros serão, na ocasião, corrigidos através dos procedimentos específicos para o caso, inclusive, realizando-se nova carga na urna defeituosa, se necessário for.

No sábado (30/11), às 17 horas ocorre a cerimônia de oficialização do Sistema de Gerenciamento, com emissão do relatório Zerésima; e no dia 1º de dezembro, às 12 horas, será realizado o rito de oficialização do Sistema Transportador, destinado à leitura e transmissão dos arquivos de Boletins de Urna, com emissão do relatório Zerésima.

Eleitorado

Em Lajeado, 3144 eleitores estão aptos a votar no pleito organizado após cassação dos gestores do Executivo Municipal no mês de outubro. Serão quatro locais de votação, com 14 seções ao todo. O horário de votação é das 8 às 17 horas. Confira aqui os locais de votação.

 

 Lília Mara - ASCOM - TRE-TO

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido