29ª ZE recebe cerca de 300 formulários de justificativa de voto para o 2º turno

Posto de justificativa eleitoral na sede do TSE
Eleitor justificando o seu voto

No último domingo, paralelo ao horário do pleito nas 50 cidades brasileiras em que houve segundo turno das Eleições 2012, os Cartórios Eleitorais do Tocantins, bem como alguns pontos estratégicos em rodovias, receberam os formulários de justificativa do voto.

O Tocantins conta com uma parcela considerável de votantes de outros estados e, pensando nisso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) montou pontos estratégicos para esse atendimento. Em Palmas, o movimento foi razoável. O Cartório Eleitoral da 29ª Zona Eleitoral recebeu 333 formulários de justificativa, no domingo.

Segundo informações da Secretaria de TI do TRE-TO, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trabalha na apuração dos dados em todos os Estados que serão repassados pelos TREs. Por enquanto, o quantitativo de justificativas recebidas no dia 28 de outubro está contido nos Cartórios Eleitorais.

Caso o eleitor não entregue a justificativa no dia da eleição, ele deve apresentar, até 60 dias após cada turno da votação, requerimento (formato PDF) dirigido ao juiz da Zona Eleitoral na qual esteja inscrito, pessoalmente, em qualquer Cartório Eleitoral, ou pelos Correios. O requerimento deve seguir acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito e será examinado pelo juiz eleitoral.

A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turnos da eleição, terá de justificar sua ausência para o primeiro e para o segundo, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos para cada um deles.

(A.S. com informações do TSE)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido