TRE-TO comemora o Dia Nacional do Livro

TRE-BA - Capa do livro de Jorge Amado 2
Imagem de Livros

O Dia Nacional do Livro é comemorado no dia 29 de Outubro desde que foi instituído pela Lei nº 5.191, de 13 de dezembro de 1966.  A data foi escolhida em virtude da transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil, que posteriormente, deu origem a fundação da Biblioteca Nacional.

A Biblioteca Nacional iniciou com 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, entre outros objetos, com a chegada da família real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808. É considerada pela UNESCO uma das maiores bibliotecas nacionais do Mundo e a maior da América Latina.

O livro é um instrumento para leitura textual e de imagens que proporcionam aprendizagem e entretenimento.  O livro possui diversos formatos como livro impresso, livro de bolso (pocket book) e digital (e-books).

Leitura no TRE-TO

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) possui a biblioteca Luís Ramos de Oliveira Couto que iniciou seu funcionamento em 02 de agosto de 1993. Atualmente o acervo conta com 6.059 documentos como livros, CD-ROM, Fitas de Vídeo, DVD e Jornais.

O acervo da biblioteca é destinado a servidores efetivos e requisitados, mas estagiários e terceirizados podem ter acesso através do supervisor de seu setor. Para o usuário externo, a biblioteca só funciona como consulta ao acervo.

O TRE-TO também conta com espaço para leitura no 2º andar para os servidores, o qual resultou da Campanha Leia + realizada em janeiro deste ano. Fazem parte do acervo, romances, contos e poesias. No local o servidor pode doar e solicitar livros para leitura, além de ser um ambiente de intercâmbio de conhecimento.

(P.V./ com informações do site http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/livro/home.html)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido