Semana do Alistamento: peça teatral conscientiza jovens sobre o combate à corrupção eleitoral

TRE-TO Semana Alistamento
Jovens participam de palestras e assistem à peça Voto vendido consciência perdida

Servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deixaram de lado as atividades administrativas que desempenham no dia-a-dia para falar de conscientização política para estudantes do ensino médio com a peça teatral “Voto Vendido: Consciência Perdida”.

A primeira apresentação aconteceu na tarde desta terça-feira (25) para os estudantes de uma escola particular da Capital, momento em que o secretário de Gestão de Pessoas do Tribunal, Carlos Henrique Drummond, fez a abertura dos trabalhos cumprimentando os estudantes e ressaltando a importância de se interessar pela participação nas decisões políticas, desde cedo.

A ação faz parte das atividades da Semana do Alistamento, que acontecerá até sexta-feira (28), com objetivo de despertar a conscientização dos jovens para a importância do voto. Serão realizadas quatro apresentações, seguidas de debate com o público.

Após a apresentação da peça, Renato Reis, servidor da Seção de Autuação, Distribuição e Registros Partidários do TRE-TO e que interpreta o papel de um prefeito corrupto, esclareceu as dúvidas da plateia, entre elas sobre a segurança dos sistemas eleitorais e a compra de votos.

Segundo Dourival Reis, que dá vida ao assessor do prefeito, a peça é uma forma de “diálogo entre a Justiça Eleitoral e os jovens”. Ele ressaltou ainda que a Semana do Alistamento é um projeto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tem o objetivo de trabalhar a conscientização dos jovens eleitores. “Esse projeto tem afinidade com nossa ideia de conscientização. O TRE-TO já desenvolve ações do tipo há mais tempo”, disse.

Apresentações

A próxima apresentação será na quarta-feira (26), no Colégio Tiradentes, às 15h. Na quinta-feira, os estudantes do colégio Santa Rita de Cássia poderão assistir a peça, às 15h30. O encerramento será na sexta-feira (28) com uma última apresentação no Colégio Militar de Palmas.

A peça

Escrita pelo servidor Marcos Leôncio, a peça é interpretada pelos servidores Dourival Alves dos Reis Filho (assessor do prefeito), Olga Barroso (professora), Sérgio Francatti (açougueiro) e Renato Reis (prefeito) que retratam de forma bem-humorada o dia-a-dia de um Prefeito e sua equipe de corruptos, que, de repente, têm de enfrentar uma população consciente de seu papel e determinada a dar um basta na prática de compra de votos no município de “Atrasópolis-BR”.

Desde a sua estreia, “Voto Vendido: Consciência Perdida” passou por todas as regiões do Estado e já soma uma média de 10 mil espectadores. Em 2012, às vésperas das Eleições foi realizada nova turnê e uma apresentação especial no 57º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), em Palmas, além de apresentações aos alunos da rede de ensino estadual durante o XII Ciclo de Palestras da Escola Judiciária do Tocantins, que aconteceu no Espaço Cultural da Capital. Em 2013 concorreu ao Festival de Esquetes Jiquitiaia, do SESC.

(A.S/L.M)

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido