Auditoria de manutenção inicia trabalhos com reunião na Diretoria-Geral

Auditoria de manutenção inicia trabalhos com reunião na Diretoria-Geral

TRE-TO Reunião de auditoria
Reunião de auditoria na Diretorial-Geral do TRE-TO

Os auditores do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás Christiano Souza Vieira, Luís Cláudio Fernandes e Hamilton Pinheiro de Oliveira foram recebidos pelo Diretor-Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, José Machado dos Santos, na manhã da última quarta-feira (25), durante a reunião de apresentação dos trabalhos da auditoria para manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e Processo de Qualidade da Justiça Eleitoral (PQJE), realizado até sexta-feira (27). 

José Machado deu as boas-vindas aos presentes e ressaltou a importância do Sistema de Gestão da Qualidade para a administração pública. “Em 2003 começam estudos preliminares. Em 2005 recebemos a certificação no ISO 9:001; Em 2010 fomos recertificados e em 2013 o Processo Judicial foi incluído no escopo do SGQ. Em 11 anos crescemos muito, fico lisonjeado, porque em toda essa história a gente cresceu”, disse. 

“A forma como os processos estão mapeados permite a qualquer cidadão conhecer a logística de uma eleição, isso graças ao nosso Sistema de Gestão da Qualidade, que permitiu uma rotina de trabalho organizada e dentro dos padrões de excelência. Se olharmos hoje, há quase 90 dias das eleições, todas as comissões estão preparadas e os processos relativos ao processo eleitoral estão em andamento. O sistema é consistente, defendido e assegurado com todas as forças por todos os servidores. Com esse foco, lancei o desafio de estender o escopo para a Corregedoria e um cartório eleitoral”, pontuou o diretor-geral José Machado. 

Sobre o sistema de Gestão da Qualidade ele informou que a administração pública precisa a cada dia repensar sua função e que a Justiça Eleitoral não pode ser diferente. “Temos condições de dar mais alguma coisa para a sociedade, além daquilo que fazemos no nosso dia-a-dia, que é preparamos as eleições”, explicou. 

Integrantes 

Também participaram da reunião o secretário de Gestão de Pessoas, Carlos Henrique Drumond;  o secretário da Administração e Orçamento, Francisco Cardoso; a secretária Judiciária e Gestão da Informação (SJI), Regina Bezerra; o secretário de Tecnologia da Informação em substituição, Valdenir Borges Júnior e também o assessor de Pesquisa e Qualidade (ASPEQ), José Paiva e Silvia Helena; a coordenadora jurídico administrativa da corregedoria eleitoral, Zilânia Filgueiras e o chefe de cartório da 28ª Zona Eleitoral, Michel Silva Azevedo. 

Função da auditoria 

A auditoria interna tem como objetivo estabelecer a extensão na qual o Sistema de Gestão da Qualidade do TRE-TO e está em conformidade com a norma NBR ISO 9001:2008 e verificar se os processos no escopo “Gestão dos Processos de Realização das Eleições” estão em conformidade com as disposições planejadas e com os requisitos da norma de referência. 

Histórico 

O TRE/TO possui a certificação ISO 9001 desde 2005 e, desde então, através de auditorias periódicas vêm confirmando o padrão de excelência em seus serviços. a certificação significa o reconhecimento de que a metodologia de realizar eleições possui padrão de Excelênciainternacional, o que torna o TRE/TO o primeiro órgão público do estado e da região norte a conquistar o título, segundo dados do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). 

Em 2011, após criteriosa avaliação de todos os processos componentes do escopo de certificação, o Tribunal concretizou a recertificação de seu sistema de gestão da qualidade. Os trabalhos foram conduzidos pela auditora Ana de Blasio Facchini, do Instituto Falcão da Qualidade (IFBQ), que avaliou todos os processos de realização das eleições, do cadastro de eleitores à diplomação dos candidatos eleitos: um total de 16 processos. 

(Lília Mara/ASCOM)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido