Centrais telefônicas dos TRE’s de São Paulo e Tocantins estão interligadas pelo sistema VOIP

Centrais telefônicas dos TRE’s de São Paulo e Tocantins estão interligadas pelo sistema VOIP

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) já está interligado ao TRE de São Paulo por meio da tecnologia “Voice Over Internet Protocol” (Voip). O Voip está presente neste TRE desde 2013 e aprimorou a comunicação entre Zonas Eleitorais e alguns Regionais e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além da integração, a tecnologia também trouxe economia para o Tribunal, uma vez que as ligações tem custo zero. 

 

O que é a tecnologia Voip?

É uma tecnologia que permite fazer chamadas telefônicas, inclusive interurbanas, por meio de banda larga, usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

 

Como era e como fica

Antes era preciso discar o DDD e até nove números para realizar uma ligação, agora são necessários apenas quatro números. Na prática funciona assim, o servidor do TRE-TO que precisar realizar uma ligação para o TRE de São Paulo, deverá digitar o DDD, que é 11 sem o zero, mais o ramal desejado, no caso 2000 (11+2000). Para uma Zona Eleitoral, o servidor vai proceder desta forma: Discar o número 2, em seguida o número da ZE e depois o ramal desejado (ligação a ser realizada para a 1ª ZE, de Araguaína – 2+01+9449).

A tecnologia VOIP foi aprimorada pela equipe técnica do TRE-TO e está em pleno funcionamento nos regionais de Rondônia, Rio Grande do Norte, Ceará e São Paulo.

 

 

João Batista Araújo (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido