PLS 2015 é apresentado ao Diretor-Geral, secretários e assessores

PLS 2015 é apresentado ao Diretor-Geral, secretários e assessores
Foto: Lucas Nascimento

Aconteceu neste mês, no último dia 22, no gabinete da Diretoria Geral, reunião de apresentação do Plano de Logística Sustentável do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) ao Diretor-Geral, Flávio Leali, secretários e assessores.  O Plano consiste em estabelecer critérios, práticas e diretrizes para promoção de uma gestão pública mais sustentável.

Em cumprimento à Resolução 201 de 2015 do CNJ, o TRE-TO criou o Núcleo Socioambiental em junho e nesta terça-feira, foi apresentado durante reunião, o Plano de Logística Sustentável (PLS). A Resolução estabelece que todos os tribunais devem criar os seus Núcleos Socioambientais e implantar seu Plano de Logística sustentável, o  até o dia nove de setembro.

De acordo com a assessora de Planejamento e Gestão do TRE, Wagna Ribeiro, o Plano de Logística Sustentável é um documento que reúne todas as iniciativas do Tribunal com o objetivo de estabelecer critérios, práticas e diretrizes para promoção de uma gestão pública mais sustentável. No documento está especificado o cronograma com todas as responsabilidades e os prazos a serem seguidos para o cumprimento dos objetivos. Ainda de acordo com ela, o plano terá a participação dos servidores e colaboradores da sede do TRE, dos Anexos e das 35 Zonas eleitorais, com um total de 555 pessoas.

Metas para o cumprimento do Plano

Dentre as metas do Tribunal estão o de promover a racionalização dos gastos e combater os desperdícios com água, energia, materiais de consumo e combustíveis, revisar e aprimorar os processos de compras e contratações, visando a inserção de critérios de sustentabilidade, além de promover uma melhor qualidade de vida aos servidores no ambiente de trabalho.

Também será desenvolvido um monitoramento quanto ao consumo em cada setor. Para isso há uma proposta com quatro ações para economia de papel. O levantamento, monitoramento e divulgação dos dados com o consumo de papel por unidade, o que vai inibir o gasto excessivo, além disso, realizar campanha de sensibilização e consumo consciente quanto ao uso de papel e fomentar a compra de papel reciclado E a Implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJE).

Planejamento com base em anos anteriores

O planejamento foi desenvolvido com base nos dados de consumo nos anos de 2013, 2014 e 2015 que serão utilizados para análise e comparação para que sejam alcançados os objetivos propostos. As ações de combate ao desperdício utilizadas nos anos anteriores e que deram certo, como aquisição de canecas, copo biodegradável, confecção de blocos de rascunho, implantação da coleta seletiva de lixo, e “outsourcing” de impressão, que significa aluguel de impressoras e que proporciona uma economia de até 50% em papel no TRE.

No período eleitoral, o consumo de papel aumenta em 48% e como uma das medidas de consumo de papel com a implantação o Processo Administrativo Eletrônico (PAE). Com ele os processos são tramitados de forma eletrônica.

Parcerias

O TRE tem parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Centro Norte de Palmas (Ascampa) recebe os materiais reciclados coletados aqui.

Wagna Ribeiro explicou que a partir do lançamento e publicação do Plano de Logística Sustentável, será iniciada uma Campanha de divulgação interna e dá dicas para uma melhor convivência com o meio ambiente. “Com relação ao copo descartável, devemos evitar o seu uso, pois o Tribunal oferece copos de vidro para os servidores. Ao sair da sala, lembrar de desligar a luz e o computador; vai imprimir um documento, verificar primeiro se é necessário ou se posso consultar na tela do computador. Essa mudança da cultura, de hábito é fundamental, pois o Plano só terá sucesso se nós mudarmos”, disse.

De acordo com a assessora, todos os anos serão feitas análises críticas dos dados obtidos e verificar o que está sendo cumprido e o que precisa ser melhorado.

Presentes na reunião

Presentes, o Diretor-Geral, Flávio Leali, os secretários, Cristiane Boechat, da secretaria de Gestão de Pessoas, Regina Bezerra, da secretaria Judiciária e Gestão da Informação, Teodomiro Amorim, da secretaria de Administração e Orçamento, Wagna Ribeiro, assessora de Planejamento e Gestão-SJI; Atílio Beber, assessor de Planejamento e Gestão-DG, Evaldo de Menezes, integrante do Núcleo de Estatística do TRE-TO, Rogério de Sousa, da coordenadoria de Sistemas e Logística e Lara Alves Araújo, assessora de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial.

João Batista Araújo (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido