Juiz da 24ª Zona Eleitoral realiza audiência pública sobre o cadastramento biométrico

Juiz da 24ª Zona Eleitoral realiza audiência pública sobre o cadastramento biométrico

Para tratar do prazo final da revisão eleitoral obrigatória e cadastramento biométrico dos eleitores da 24ª Zona Eleitoral (ZE), com sede em Araguacema, o Juiz William Trigílio promoveu na manhã desta quinta-feira (27), audiência pública com a presença de diversas autoridades, entre elas a Prefeita de Caseara Ildislene Santana, O presidente da Câmara de Vereadores Jaudir Silva, autoridades públicas e representantes da sociedade civil organizada. O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Caseara.

O magistrado apresentou as estatísticas do eleitorado de Araguacema e Caseara, e enfatizou que mais de mil eleitores de Caseara ainda não compareceram à revisão, mesmo após 27 dias de atendimento itinerante.  Também ressaltou a preocupação da Justiça Eleitoral do Tocantins com a possibilidade da extinção da 24ª ZE e os prejuízos com a possibilidade de rezoneamento “o não comparecimento à revisão resultará no cancelamento do título, o que traz muitos prejuízos para o eleitor, e isto implicará diretamente na diminuição do eleitorado. Este ano o Tribunal Superior Eleitoral já extinguiu 72 zonas eleitorais, portanto não podemos perder a 24ª Zona Eleitoral de Araguacema”, afirmou.

O juiz William Trigílio reforçou  aos presentes a necessidade de apoio à Justiça Eleitoral, tanto dos agentes públicos quanto da sociedade civil organizada para a mobilização e transporte dos eleitores que ainda não buscaram atendimento “para facilitar o acesso do cidadão,  estaremos novamente com posto itinerante em Caseara, no período de 29 de abril a 6 de maio. Contamos, mais uma vez, com a colaboração de todos” .

Em seu pronunciamento a Prefeita de Caseara, Ildislene Santana destacou a necessidade do envolvimento de todos para sensibilizar os cidadãos, e se comprometeu em disponibilizar transporte aos eleitores dos assentamentos   “precisamos realizar ações de mobilização e conscientização dos eleitores do município e zona rural. É preciso nos unirmos para sensibilizar os moradores de Caseara. O título eleitoral é um documento muito importante e necessário para muitos outros serviços, como acesso a matrículas em instituições públicas, empréstimos bancários, programas sociais e também posse em cargo público” disse.

A prefeitura irá auxiliar com divulgação em carro de som, entrega de comunicado pelos agentes comunitários de saúde e alunos da rede pública, além de anúncios durante os  eventos da prefeitura e das associações de moradores.

Ao final da audiência, o chefe de cartório, Jardiel Araújo repassou aos representantes das associações de moradores dos oito projetos de assentamento as rotas do transporte e agendamento de datas de atendimento prioritário aos moradores da zona rural.

Também participaram da reunião  vereadores, secretários municipais, diretores de escola, diretores de unidades de saúde, além de representantes das associações dos projetos de assentamentos localizados na zona rural.

Biometria no Tocantins

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins  (TRE-TO) está na quinta e última fase do cadastramento biométrico dos eleitores, englobando 65 municípios, distribuídos em 17 Zonas Eleitorais.

A presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente destaca que para o Estado atingir a meta é necessário a contribuição de todos  "com a conclusão desta etapa o Tocantins será  100% biométrico. Para o sucesso desse  projeto tão grandioso é necessário definição de estratégias específicas para cada região, mas, principalmente, a união de esforços e o engajamento de todos", ressaltou.

 

Eva Bandeira - ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido