29ª ZE de Palmas segue treinamento para técnicos de transmissão de dados

29ª ZE de Palmas segue treinamento para técnicos de transmissão de dados

Segue treinamento e capacita técnico de urna em transmissão de dados
Treinamento mesários 29ª ZE (Foto: Lucas Nascimento)

Nesta sexta-feira (21/9), o Cartório Eleitoral de Palmas, responsável pela 29ª Zona Eleitoral, realizou o treinamento de 99 técnicos em transmissão de dados das Eleições 2018.

Durante a abertura da capacitação no auditório do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, o juiz da 29ª ZE, Luiz Otávio Queiroz, destacou a importância do treinamento para o processo eleitoral. “Essa orientação é completa para todos os agentes. É a formação para a pessoa ter a qualificação necessária para acessar uma urna, coletar os votos e as justificativas, bem como para a efetiva apuração no final dos trabalhos”, explicou.

Os participantes foram orientados sobre as atribuições gerais dos técnicos de urnas e especificamente para recepção de mídias e transmissão dos boletins de urna (BU), via JE CONNECT, um sistema de informação que possibilita a transmissão do resultado das eleições a partir de qualquer computador conectado ao respectivo TRE, em rede Virtual Privada Network (VPN).

Bruna Tavares trabalhará como técnica pela primeira vez e comentou a experiência. “O treinamento serve para aprendermos novas técnicas, novas experiências e, além disso, é o momento de esclarecermos todas as nossas dúvidas. No final desse treinamento cada um sairá apto para contribuir  com o processo eleitoral” , concluiu.

Nesta última quinta-feira, dia 20, foi a vez dos voluntários que irão trabalhar nos locais de votação da 29ª ZE de Palmas receberam orientações sobre suas funções no apoio à seção eleitoral, balcão de informação, apoio ao local de votação e administração de prédio.

Na capital serão instaladas 568 urnas, nos 70 locais de votação. Para este pleito, 185.748 eleitores estão inscritos na 29ª ZE. A ideia é que todos estejam preparados para assegurar uma votação tranquila e ágil.

Treinamentos                                                                                    

Desde o dia 18 de setembro já foram treinadas 07 turmas e cerca 2.859 pessoas participaram das capacitações em Palmas.

Todos os voluntários, independente da função desempenhada, devem levar consigo, no dia da votação, a notificação/convocação recebida da Justiça Eleitoral.

 

Eleições

As Eleições Gerais 2018 acontecem no dia 7 de outubro, para a escolha dos candidatos aos cargos de Deputado Federal, Deputado Estadual, dois Senadores, Governador e Presidente da República. O voto, além de ser obrigatório entre os 18 e 70 anos, também é um ato de cidadania.

Para saber o seu local de votação, o eleitor pode consultar o site do TRE-TO, o aplicativo da Justiça Eleitoral E-Título ou enviar um SMS para 24722 com o número do título de eleitor.

 

Ray Viana - Jornalista voluntária 29ª ZE

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido