Diálogos com a Ouvidoria chega a Pedro Afonso e Miracema

Em bate-papo com universitários, projeto visa aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade.

Audiência Pública no IFTO de Pedro Afonso

Qual o papel da Ouvidoria Regional Eleitoral? Quais os serviços que a Justiça Eleitoral presta ao cidadão? Quais são os meus direitos como usuário do serviço público? Estas são algumas das perguntas respondidas pela equipe da Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins nas audiências públicas que vêm sendo realizadas em universidades de todo o estado. Nesta semana, o projeto “Diálogos com a Ouvidoria Eleitoral do Tocantins: A Justiça Eleitoral a serviço da Cidadania” passou pelo Campus de Pedro Afonso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), no último dia 28/4; e Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Campus de Miracema, nesta sexta-feira (29/4).

Durante as Audiências Públicas, os alunos recebem informações a respeito  dos serviços oferecidos ao cidadão e especificidade dos trabalhos desenvolvidos pelas ouvidorias. Segundo destacou o servidor Denilson Mariano, palestrante dos eventos, a ouvidoria é o elo entre o cidadão e o ente público e as audiências visam reforçar esse importante canal para pedidos de informações e registros de sugestões, denúncias, críticas e/ou elogios. “Esse projeto trata de temas voltados à cidadania e aborda questões relacionadas a três leis que repercutem diretamente nos direitos dos cidadãos: a Lei de Acesso à Informação,  a Lei de Participação Proteção e Defesa do Usuário de Serviços Públicos e a Lei Geral de Proteção de Dados; as audiências públicas são uma oportunidade de levar essas informações ao cidadão”, disse

Com início das ações no mês de março, a iniciativa visa alcançar o maior número de estudantes matriculados em instituições de ensino do interior do estado. Universitários como Reginaldo Xerente, aluno do curso de Pedagogia da UFT. Para ele, a palestra foi uma aula de cidadania. “Nós tivemos muitas informações do que cada cidadão precisa saber, dos seus direitos e deveres, onde fazer reclamações, sugestões, e isso é muito importante para a população porque tem muitas pessoas que ainda tem dúvida e ficam com os braços cruzados sem informações e sem saber que têm o direito de buscar, de ouvir e de ter respondida as suas questões”, disse.

Para a diretora da UFT em Miracema, Kalina Ligia Almeida de Brito Andrade, o projeto contribui para a conscientização dos acadêmicos a respeito do seu papel na sociedade. “Temas muito importantes foram debatidos no sentido de sensibilizar nossa comunidade acadêmica tanto para o exercício pleno de seus direitos e deveres enquanto cidadãos, quanto para a sua experiência social/acadêmica prática”, avaliou a diretora do Câmpus de Miracema. 

“Nós ficamos muito honrados em receber os servidores do TRE para esta palestra. Os estudantes e servidores da nossa unidade elogiaram a ação, que por sinal é muito importante para formação integral dos nossos acadêmicos, não só como futuros profissionais, mas também como cidadãos”, complementou a diretora do Campus Avançado do IFTO em Pedro Afonso, Mirian Peixoto Soares da Silva.

 

Gilsiandry Carvalho e Paula Bitencourt - ASCOM TRE-TO

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido