Eleições 2022: mesários passam por treinamento em todo o estado

Mais de 15 mil pessoas vão trabalhar nas mesas receptoras de votos no Tocantins.

Mais de 15 mil pessoas vão trabalhar nas mesas receptoras de votos no Tocantins.

Os mesários e mesárias que irão colaborar com as Eleições Gerais 2022 no Tocantins já estão se preparando para o pleito. Ao todo, 15.791 pessoas vão passar por treinamento nas 33 zonas eleitorais do Tocantins até o dia 30 de setembro. 

A nutricionista Renata Barbosa será mesária pela primeira vez e passou pela capacitação presencial na 29ª Zona Eleitoral de Palmas. “Consegui absorver o máximo de como funcionam todos os trâmites para trabalhar bem no dia 2 de outubro”, disse, destacando ainda o que a motivou a ser mesária voluntária. “Minha motivação é exercer a cidadania e contribuir para que ela seja exercida de forma democrática e segura”, disse.

Yasmim Coelho, de 23 anos, já participou de outras duas eleições como mesária voluntária. Desta vez, vai atuar como 1ª mesária. “Eu acho muito interessante a participação. Gostaria que todas as pessoas tivessem a oportunidade de ver de perto esse trabalho, de como funcionam as Eleições que nos garante o nosso direito de escolha”, completou a universitária.

Todos os presidentes de mesa e 1º mesários estão recebendo treinamento presencial nas zonas eleitorais onde irão trabalhar. Já quem vai atuar na função de 2º mesário ou secretário participa de capacitação on-line.

Entre as três maiores zonas eleitorais do Tocantins, a 29ª ZE de Palmas é a maior e contará com o apoio de 2.433 mesários em suas 614 seções eleitorais. Outros 1.324 mesários trabalharão nas 331 seções eleitorais da 1ª ZE de Araguaína; enquanto 949 pessoas estarão contribuindo com a votação nas 238 seções eleitorais da 2ª ZE de Gurupi.

Mesa receptora

A mesa receptora de votos é composta por quatro membros: presidente, primeiro e segundo mesários e secretário. O presidente de mesa é a maior autoridade dentro da seção eleitoral, devendo garantir o sigilo do voto de cada eleitor e a tranquilidade no ambiente de votação; além de manter a segurança da urna eletrônica durante todo o processo.

O 1º e o 2º mesário, nessa ordem, substituem o presidente de mesa em sua ausência. Eles são responsáveis por localizar o nome do eleitor ou eleitora no caderno de votação, colher a assinatura e devolver os documentos apresentados.

Já o secretário é responsável por preencher a ata da mesa receptora, relacionando as ocorrências registradas no dia da votação. Ele também orienta os eleitores na fila e verifica se pertencem àquela seção, controlando a entrada e a movimentação das pessoas.

OBJETIVO ESTRATÉGICO

1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão

7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral

Lanne Hadassa - estagiária ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido