Roda de conversa no TRE-TO reflete sobre os impactos da era digital nas relações humanas
Evento aconteceu na noite desta terça-feira, 29, no auditório do Tribunal.

“Ser mais humano é também saber se desconectar”. Com essa frase, o filósofo Oneide Perius abriu a roda de conversa “Ser + humano na era digital”, realizada nesta terça-feira, 29, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). O evento fez parte da programação da 15ª Semana Cultural do TRE-TO.
O bate-papo também contou com a presença do secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, Valdenir Borges Junior, da psicóloga da instituição, Ester Borges, e do servidor Dourival Alves dos Reis Filho, que foi o mediador do evento.
Tecnologia, vínculos e saúde mental
“Estamos cada vez mais presentes no mundo virtual e, ao mesmo tempo, mais distantes emocionalmente. Precisamos recuperar o sentido da escuta, da presença, do olhar”, destacou a psicóloga Ester Borges, ao falar sobre os impactos do excesso de conectividade na saúde mental.
Já o secretário Valdenir Borges Júnior ressaltou que, embora a tecnologia seja indispensável para a modernização dos serviços, é essencial que o fator humano continue no centro das decisões. “Nosso trabalho na área de TI é garantir inovação e segurança, mas sempre com foco nas pessoas. A tecnologia tem que servir à humanidade, e não o contrário.”
Encerrando a roda de conversa, o filósofo Oneide Perius provocou o público com uma reflexão filosófica sobre o tempo e as relações. “Estamos tão preocupados em não perder nada online que acabamos perdendo o agora. A tecnologia pode ampliar nossas possibilidades, mas é a consciência que nos humaniza”, concluiu.
15ª Semana Cultural
A 15ª Semana Cultural faz parte do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) do TRE-TO e está sendo realizada desde o último dia 22. Por meio de atividades lúdicas e de integração, a iniciativa promove um corpo funcional integrado, engajado com as políticas da instituição, despertando o interesse do seu quadro de servidores em atividades que minimizem o estresse e suas complicações.
A programação conta com diversas oficinas e workshops, como pintura em tela, utilização de ferramentas, pintura em porcelana, oficina de fotografia, workshop de drinks e de churrasco para iniciantes, além da roda de conversa e uma noite dos talentos.
Objetivos Estratégicos:
8- Aperfeiçoar mecanismos de governança;
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas.
Giovanna Brito (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra quatro pessoas sentadas no palco do auditório do TRE-TO, participando ativamente da discussão em uma roda de conversa. Da esquerda para a direita: o secretário da STI, Valdenir Borges, vestido de terno preto e com crachá no pescoço, ouve atentamente; a psicóloga Ester Borges, de cabelos grisalhos, usando blusa estampada e calça clara, também está atenta; o filósofo Oneide Perius, de camiseta preta, faz gestos com as mãos, indicando que está se expressando; o servidor Dourival Filho, de camisa branca e jeans, observa o orador. O ambiente é moderno, com painéis de madeira ao fundo, bandeira de Palmas à esquerda e um telão central acima dos participantes. O público está sentado nas cadeiras do auditório, observando a conversa. Há mesas com arranjos de flores decorando o palco.