TRE-TO integra Gabinete de Gestão de Crise do sistema integrado de operações de segurança

Órgão funcionará no Quartel do Comando Geral, em Palmas.

Imagem colorida de reunião com forças de segurança

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, e o presidente do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Tribunal, juiz José Maria Lima, participaram nesta quinta-feira (29/09) da solenidade de apresentação do Gabinete de Gestão de Crises - Sala de Situação, coordenado pelo Sistema Integrado de Operações. A iniciativa visa assegurar que o pleito eleitoral de 2022 transcorra de maneira pacífica e ordeira durante a véspera e dia da votação. 

As atividades do Gabinete de Gestão de Crises serão iniciadas às 8 horas do sábado (1º/10) e seguem até as 22 horas do dia da eleição (2/10), com monitoramento das ocorrências de segurança pública e defesa social nos 139 municípios do Tocantins; o Gabinete também vai acompanhar toda a movimentação das urnas, incluindo a montagem das seções eleitorais e votação. 

Juntamente com a PMTO, o TRE-TO integra o Gabinete de Gestão de Crises, que ainda conta com a participação das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Científica e Penal, Exército, Agência Brasileira de Inteligência, Corpo de Bombeiros Militar, Agentes do Departamento Estadual de Trânsito, Guarda Metropolitana e Agência de Trânsito e Mobilidade da Capital, representantes das concessionárias de distribuição de energia elétrica e água no Estado. 

Para o Presidente do TRE-TO é de extrema importância a atuação conjunta das instituições para garantir a tranquilidade e ordem durante a votação. "A integração das forças de segurança, essa ação conjunta e harmônica das instituições, cada uma na sua missão, é fundamental para assegurar a segurança do eleitor no momento do voto", frisou o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.

“É louvável destacar a boa vontade de todos os órgãos de segurança na preparação das Eleições, oferecendo ao cidadão condições de liberdade para garantir a segurança e tranquilidade durante todo o processo de votação”, acrescentou o presidente do GSI, juiz José Maria Lima.

Ações

Na reunião, os representantes dos órgãos de segurança apresentaram a logística e atuação de cada corporação durante o período eleitoral. Anfitrião no evento, o comandante da Polícia Militar, Coronel Barbosa explicou que 3.300 integrantes do efetivo da PMTO estará atuando nos 139 municípios do Tocantins, e que as equipes de reforço se deslocarão a partir desta sexta-feira (30/09) para todos os locais de votação, incluindo áreas urbanas, distritos e zona rural. O comandante ressaltou ainda que as equipes estarão em constante interação com as equipes da Justiça Eleitoral, especialmente com os presidentes das mesas receptoras de votos, inclusive com disponibilização de contato telefônico para registro de quaisquer ocorrências imediatas.

Já o comandante do Exército, Coronel Adenir Fernandes, falou da atuação do 22º Batalhão de Infantaria em locais de votação instalados em aldeias nos municípios de Tocantínia, Goiatins, Pedro Afonso, Itacajá, além de quatro locais de votação localizados na Ilha do Bananal. Neste ano, o apoio à JE contará com uma aeronave para transporte de urnas eletrônicas e equipes da 13ª ZE de Cristalândia para as aldeias. O efetivo envolve cerca de 500 pessoas.

Objetivo estratégico:

4 - Aprimorar mecanismos de gestão processual;

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido