Central de Atendimento Virtual ao Eleitor completa 2 anos e mais de 84 mil atendimentos

O canal foi criado com o propósito de facilitar o acesso do cidadão à Justiça Eleitoral.

Central de Atendimento Virtual ao Eleitor completa 2 anos e mais de 84 mil atendimentos

Facilidade, modernidade, segurança e agilidade são algumas das vantagens em utilizar os serviços da Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave), ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) que nesta quarta-feira, 6, completa dois anos da sua criação e é referência nacional pela eficiência dos serviços eleitorais oferecidos. Mais de 84 mil atendimentos já foram realizados aos eleitores tocantinenses.

Por meio desse canal especializado, o cidadão tocantinense que tem dúvidas ou busca serviços eleitorais pode facilmente garantir atendimento. Ao longo destes dois anos, ao todo, 84.495 atendimentos foram alcançados. Somente em 2023, ano não eleitoral, 16.091 eleitores buscaram por serviços e assistências, sendo 7.398 apenas pelo WhatsApp.

O presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, destaca que a implantação da Cave é mais uma forma de cumprir com o objetivo de aprimorar os mecanismos de atendimento ao cidadão pela Justiça Eleitoral tocantinense. “Nossa Central de Atendimento proporciona facilidade ao eleitor, evitando deslocamentos e burocracias desnecessárias. Um excelente trabalho que nos permite ser reconhecidos por tantos outros tribunais e até premiados pelo Tribunal Superior Eleitoral”, afirma o desembargador.

A Cave foi criada na gestão do biênio 2021/2023, quando estava à frente da Corte o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto. O magistrado que atualmente é vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-TO, ressalta os resultados positivos da Central.  

“A Cave tem se revelado como uma das melhores iniciativas do TRE Tocantins nos últimos anos, pois é hoje o melhor canal de atendimento disponível ao eleitor. Idealizada no período da pandemia da Covid-19, a central se consolidou no final de 2021 como uma prática necessária, pois permitiu o uso da tecnologia para o aprimoramento dos nossos serviços ao eleitor. Tenho certeza que podemos aprimorar muito mais esses serviços e a Corregedoria Eleitoral do Tocantins vem trabalhando para isso”, lembra o corregedor. 

A chefe de Cartório da 29ª ZE, Ana Cecilia Catapan, explica que a Central conta com uma equipe preparada para tirar dúvidas e atender às solicitações. “A Cave foi criada em dezembro de 2021 e começou os atendimentos em janeiro de 2022. Podemos destacar que ao longo destes dois anos, aprimoramos a ferramenta, investimos em capacitação, buscamos inovar e sem dúvida os resultados alcançados são positivos e abrangem todo o Tocantins”, afirmou Ana.

Vantagens para o eleitor

Como um canal de atendimento unificado, basta entrar em contato pelo número 0800 6486 800 por meio do WhatsApp ou por ligação. Os serviços oferecidos são gratuitos e sem a necessidade de ir até ao Cartório Eleitoral. São eles: Revisão do título eleitoral, 2ª via, transferência do local de votação, emissão de guias de multas, emissão de certidões eleitorais.

Além desses procedimentos, a Cave disponibiliza a seção Fato ou Boato, para tirar dúvidas sobre desinformações relacionadas à Justiça Eleitoral; também a seção Mesários e Auxiliares, que dá suporte às pessoas que estarão na mesa receptora de votos; e na seção Ouvidoria do TRE-TO, o eleitor pode fazer sugestões, reclamações e elogios.

Premiada no TSE

Por ser um canal criado a fim de garantir fácil acesso ao cidadão tocantinense, a Cave foi premiada com o Selo Destaque Cidadania 2022/2023, sob o tema “Atendimento, Inclusão e Diversidade”. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante o Encontro Boas Práticas da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral 2022-2023, no dia 20 de setembro.

Objetivos Estratégicos:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;

7-  Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral;

11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas

Lanne Hadassa e Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido