TRE-TO cede urnas e sistema de votação online para eleições da Asmeto
“VotaOnline” foi usado por magistrados tocantinenses no pleito.

Visando contribuir para o processo democrático, em cumprimento ao seu papel junto à sociedade, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) prestou apoio à Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto). As eleições para a escolha dos membros da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo e Fiscal, aconteceram no sábado, 9.
O TRE-TO cedeu duas urnas eletrônicas e também o sistema de votação via internet, o “VotaOnline”. A cessão de urnas é regulamentada pela Resolução 22.685/07 do TSE, como apoio às eleições comunitárias das entidades, com o objetivo de divulgar e fazer a interação do eleitor com o voto eletrônico, além do exercício e consolidação da cidadania.
Eleições Asmeto
Dos 152 magistrados aptos a votar nas eleições da Asmeto para o biênio 2024/2026, 151 votaram. Para o cargo de presidente, foi eleito o juiz Allan Martins, com 84 votos, encabeçando a chapa “Asmeto Somos Todos - Presença, Ação e Compromisso”. Para o cargo de vice-presidente, foi eleita a juíza Odete Almeida, atual presidente da Asmeto, com 92 votos.
Já a chapa concorrente, “Asmeto Por Todos - Representatividade, Força e União”, encabeçada pela juíza Julianne Freire Marques, obteve 65 votos.
Cessão de urnas
O TRE-TO pode ceder urnas a entidades públicas como universidades, faculdades, conselhos, associações de classes e organizações, as quais prestem serviços à comunidade, assegurando-lhes um processo de votação rápida, segura e livre de fraudes.
Os interessados em realizar eleições comunitárias com as urnas eletrônicas devem enviar um ofício online à Justiça Eleitoral, com o prazo de 60 dias de antecedência ao dia da votação. Saiba mais clicando aqui.
Objetivo Estratégico:
3- Fomentar a educação política da sociedade
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)